Blog Universo Sertanejo

“Chora, me liga”, a música de uma geração

André Piunti

Em 2009, ela fechou como a canção brasileira mais tocada nas rádios. Em 2010, como música mais executadas em shows.

A canção ''Chora, me liga'', de João Bosco e Vinícius, faz parte do CD ''Curtição'', lançado no início de 2009, época em que a dupla já passava por uma ascensão na carreira.

A música foi apresentada pela primeira vez, em rede nacional, no Faustão, em janeiro de 2009.

Em menos de seis meses, aquele batidão com um jargão forte já dava indícios do tamanho que poderia ter. Ao longo de 2009, foi possível ver que estava feita a música que marcaria a nova geração da música sertaneja.

Como de costume nos últimos anos, a música passou a ganhar versões em diversos ritmos nordestinos e a fazer sucesso nesses ritmos. A melodia passou a ser referência para muitas duplas que procuravam um sucesso, e a busca por um novo jargão passou a ser a principal meta de diversos artistas.

Desde o ano passado, a canção passou a ser regravada e conhecida em diversos países latinos, como Argentina e o México, por exemplo. Todas as regravações, no entanto, seja no Brasil ou lá fora, foram feitas sem autorização.

Euler Coelho (foto abaixo), empresário de João Bosco e Vinícius, é o compositor de ''Chora, me liga''.

Abaixo, ele conta um pouco da história da canção.

___

Em quais circunstâncias vc compôs ''Chora, me liga''? Era época de procurar repertório para um novo CD?

Eu fiz a ''Chora, Me Liga'', em junho ou julho de 2008, o CD ''Curtição'' estava sendo produzido. Me lembro que era madrugada e fazia muito frio nesse dia no meu apartamento, na cidade de Campo Grande. Resolvi tomar um banho e quando estava pra entrar no chuveiro, a parte A e B da música vieram prontas na minha cabeça, assim mesmo ,do nada, e as fiz em cinco minutos.

Depois disso, entrei no banho e quando eu estava lá, na pior das situações, com a a cabeça toda ensaboada, o refrão veio muito forte e pronto na minha cabeça. Pra eu não esquecer a música, fiquei escrevendo trechos do refrão no box do chuveiro e lavando rápido a cabeça pra pegar o violão e terminar o quanto antes.

O termo ''Chora, me liga'' você ouviu de alguém, na TV, na rua, algo assim?

Nunca ouvi antes, foi algo que criei mesmo.

A música é pra alguém? A história é real?

Se era, não me lembro pra quem foi, mas naquele momento, minha vida e de alguns amigos era mais ou menos o que a musica diz.

Sabe quantas regravações ela já teve?

Gravação oficial e com autorização, só a do João Bosco e Vinícius. Ouso dizer que regravações ilegais tem milhares. Ja ouvi ela em pagode, em rock, em axé e até em dance.

Quanto ela rendeu financeiramente?

Nunca parei pra somar quanto só ela rendeu especificamente, mas deu bem mais do que eu imaginaria que algum dia uma música me daria.

Na hora em que ficou pronta, você já teve a impressão de que seria hit?

Eu achei a musica ''boazinha'', me lembro que depois que terminei fiquei com um pouco de receio de mandar pro Dudu (Dudu Borges, produtor), pois o repertório do disco do João Bosco e Vinícius estava pronto. Lembro também que o Bruno (Bruno e Marrone) tinha me falado que precisava de um batidão pro disco dele, cheguei até a digitar o email dele pra mandar a música pra ele, mas desisti na hora.

Quando a música chegou no e-mail do Dudu, ele estava no estúdio junto com o João Bosco e Vinícius e ficaram loucos, sabiam que ela seria o HIT da vida deles. Penso que música tem endereço certo, talvez com o Bruno e Marrone ela não faria diferença.

A canção acabou sendo a mais tocada até hoje dessa nova geração de sertanejos, virou o grande hit da fase ''universitária''. Foi a música mais tocada nas rádios em 2009, e em shows, em 2010. Pelos trabalhos que surgiram depois, você acha que ela influenciou muitas duplas? Muita gente tentou seguir o formato dela?

Acho que influenciou e marcou uma geração, mas o mérito disso não é meu,  e sim de Deus e do João Bosco e Vinícius, fui apenas o cara que transmitiu ela pro papel e nada mais, poderia ter sido outra pessoa. Depois que ela saiu, ouvi inúmeras versões, respostas e até tentativas frustradas de imitarem a seqüência melódica e até o mesmo papo, mas fórmula pra sucesso a gente sabe que não existe.

___

Pedi ao Euler a gravação que ele fez logo que compôs a música, mas ele não encontrou. Se por algum acaso ele achar mais para frente, eu publico por aqui, como curiosidade.

Não sei se há alguém que não conheça, mas segue abaixo ''Chora, me liga'', com João Bosco e Vinícius.

  1. cleber galdino

    26/08/2012 20:08:37

    Criamos, registramos e hospedamos seu site.Locamos smtp para envio de emails em massa.Cadastramos e e posicionamos seu site no google. Que saber mais? site: www.w3b.com.br msn: sac@w3b.com.br

  2. Reinaldo.SulMinas

    07/05/2011 22:26:48

    Gosto muito de sertanejo mais dizer que ''chora,me liga'' marcou uma geracao e ridiculo,sem contar que,de certa forma ela ofende as mulheres dizendo que a mulher tem que se humilhar e implorar .Qualquer um pode virar cantor,qualquer um mesmo,nao precisa nem saber cantar a tecnologia faz isso. Basta vc ter dinheiro pra comprar as musicas,pra pagar as radios durante um certo tempo ou ter alguem que invista nisso.A maioria desses novos cantores sertanejos sao ex universitarios que tem dinheiro pra estudar numa faculdade particular,porem,nao sao capazes de compor nem texto infantil. De todos esses cantores novos somente 3 sao profissionais de verdade,o Victor chaves,o Sorocaba e o Ze henrique,eles sao capazes de compor letra e musica.Infelizmente os outros nao.esses so se tornam cantores pela ganancia de seus empresarios,infelizmente!!!

  3. Pah

    03/05/2011 23:50:05

    Sou brasileira, gosto de sertanejo e creio que essa é a música típica brasileira (de mãos dadas com o samba).Quem se envergonha da cultura brasileira, como já foi dito, as portas do Brasil estão abertas. Garanto que não fará falta à nossa nação.Serão menos frustrados metidos a burgueses americanos ao nosso redor!Chora, me liga meu bem!

  4. marisa primavera de souza

    29/04/2011 17:17:32

    eu sou professora e tenho 44 anos, ja ouvi muita musica em minha vida e continuo ouvindo, mais confesso e concordo que cada geração tem seu momento e que deve ser respeitada a nova musica sertaneja traz pessoas cultas, educadas concientes do seu papel na nossa sociedade e quebrarem o esteriotipo que dupla sertaneja tem usar roupas iguais, tocar viola e violao e pronto. essa mentalidade arcaique ja caiu por terra com essa nova geração de dupla inovanso no som com batidoes misturando ritmos e alegrando a moçada, por onde passam, sem duvida jbev estao entre as melhores duplas de todos os tempos, rspeito a opiniao de todos mais e inegavel o carisma, simpatia e talento desses meninos , emsala de aula eu trabalho as musicas deles e confesso que tem muita gente que devia ouvi-los sem preconceito pois de bem trabalhada serve pra comtemplar varias disciplinas, se alguem duvidar eu tenho os trabalhos pra mostrar eu mato a cobra e mostro o pau , inclusive a equipe deles recebeu um exemplar do nosso trabalho . eu penso que a vida e pra ser vivida e n sofrida , quem n gosta deles nos da familia jbev respeitamos e agradeçemos pode deixar nos o amamos por vcs , porque e pura realidade o carinho de uma fão pela outra mesmo n conhecendo eu tive ´prova disso pelo carinho que nosso fã clube terremoto de registro recebeu do fã clube do Rio de Janeiro vou continuar te amando super gentil Fernanda e nos tratou hiperbem, asim como a doa~]ao de fotos entao gente vamos ler mais e ouvir que quizer mais n se importa com os que estao quietos bjs pra todos

  5. LISE GONÇALVES

    21/04/2011 19:58:06

    desculpe cara + vc conhece outra cançao do novo sertanejo q tenha feito + sucesso q esta? não tem outra a CHORA ME LIGA é sim a musik d uma geraçao !!!!!!!!!!

  6. LISE GONÇALVES

    21/04/2011 19:56:16

    lixo deve ser o tipo de musik qvc escuta a CHORA ME LIGA é oq de melhor ja foi bolado

  7. família jb ev

    20/04/2011 21:45:40

    Eu concordo com você Matheus,João Bosco & Vinicius,são os melhores cantores da música sertaneja. (Euller Coelho e Sorocaba da dupla fernando e sorocaba são os melhores compositores brasileiros,o Euller até fez uma música que se chama"coração só vê vc" ,que aqui no PARÁ,gente que só curte tecno melody gosta dela...) rezumindo eles são os melhores na minha opinião!E isso nunca vai mudar como eu sempre digo:João Bosco e Vinicius,sempre,sempre!!! FUUUUUIIIIIIII

  8. andressa batista-família JB & V

    20/04/2011 20:52:07

    Concordo com você jéssica!Eu faço parte da familia fb e v,e defendo o trabalho deles,e como você disse as todos os cantores tem fãns,e junto com as fãns eles se tornam família....Assim como a família jb e v,que é unida sempre,as fãns mesmo sem se conhecer pessoalmente se dão super bem uma com as outras e divulgam e defendem o trabalho deles,assim como eu. Andressa Batista em nome da fam...jbe v

  9. andressa batista-família JB & V

    20/04/2011 20:37:42

    Concordo com a jéssica,assim como os outros cantores jb e v tbm tem fãns.E eu garanto que as fãns mesmo sem se conhecer pessoalmente,se falam e se dão muito bem uma com as outras.E qualquer um delas,qualquer que seja defende o trabalho de joão bosco e vinicius,e da músoca chora,me liga!Que foi a 2° músicas mas tocadas em 2009,ficando atrás somente da música HELLO(Beyonce)... Andressa Batista,em nome da Família JB & V fãns capazes de tudo po eles!(fam... jb e v)! Amor além da vida!

  10. Danizinha

    19/04/2011 23:37:01

    Ai ai, cada comentario inutil... Vcs acham mesmo que o sucesso de JB&V, vai acabar ou eles vão sumir do cenario musical por causa de palavras de quem não sabe nem digitar, ou pronunciar nem mesmo em português, e a menina ali de cima disse tudo, a a maioria que diz que ama musica internacional, não fala nem mesmo português, quanto mais sabem falar uma palavra em inglês. Pode saber que quem reclama, são os mesmos que dizem ''pobrema'' ''tauba'' ''ingrês'' etc...Povinho pobre e soberbo, não sabe, reconhecer um talento, mas se essa musica foi e ainda é um sucesso, uma opnião ou outra não influencia em nada né???You Know Man?lolJoão Bosco e Vinicius, Parabéns meninos pelo suesso...@souadanizinha

  11. Leise

    19/04/2011 22:25:43

    Assino em baixo.

  12. Victor235

    19/04/2011 22:25:19

    Vocês podem não gostar, mas que marcou marcou sim. "Chora, Me Liga" chegou a um nível de sucesso absoluto no país.E eu pensei que pelo menos a versão do Pique Novo e a em Espanhol fossem autorizadas.

  13. alex-tienda radiocontrol

    19/04/2011 11:59:36

    hehe exemplos classicos d pessoas que vao pela cabeça dos otros!!! preferem ouvir uma musica extrangeira q siquer sabem si a letra eh satanista numa melodia sinfonica ao invez d apoiarem a cultura brasileira q tem muita coisa boa sim!!! tem pra todos os gostos basta procurar! hehe

  14. emerson

    19/04/2011 07:49:20

    Vc vai encontrar a versão original André, com o verdadeiro compositor da música que se chama Nelson Eli Paulista Dulcinel, que mora em Curitiba no Bairro Fazendinha, inclusive ele já ganhou judicialmente os direitos autorais da música. Para mais informações o meu e-mail está aí.**************ANDRE VC NAO VAI INVESTIGAR ISTO NÃO?´POIS TALVEZ VOCÊ PODE TER PUBLICADA UMA COISA QUE NÃO E VERDADEIRA, COMO JORNALISTA E O MININO QUE VC DEVERIA FAZER.

  15. Amantes do sertanejo

    19/04/2011 00:28:46

    Voce Piunti é um puxa saco de mao cheiaa. Esse titulo nao tem nada a ver. MAMA COCO. Hoje e muito facil roubar musicas e comprar... tenho varias pergunta o euler se ele quer roubar ou comprar...

  16. maria

    18/04/2011 22:13:43

    FUI EM VARIOS SHOWS DE DUPLAS SERTANEJAS UNIVERSITARIA ,E Ñ TEM QUALIDADE NENHUMA. AGORA O SHOW DO CANTOR EDUARDO COSTA É PERFEITO A TECNOGIA É DE PRIMEIRA. AFF ESSAS DUPLINHAS SÃO UMA BOSTAAAAAAAAAA.O PIOR SHOW FOI DA DUPLA ZEHENRIQUE E GABRIEL FOI UMA DROGA.

  17. Nelson Eli Paulista Dulcinel

    18/04/2011 21:46:06

    FUI EEEEUUUUU QUE FIZ ESSA MÚSICA!!!! PÔ ANDRÉ!!!

  18. Jéssica

    18/04/2011 21:07:42

    PQP EM ? :@' como tem gente inutil aqui nesse site , nao sei pra que ainda vem e comenta (y) ! ' ela feeeeeez muito mais muito sucesso sim (: ' vocês ai que estao falando merda nao sabe d nada , em relaçao de quem fez a musica compos foi o euler sim , ta dito e feito agora depois que a musica e sucesso , porq ate hoje é ! ' vem falar merda .. e pra outros que acham que essas dulpas vao acabar FODA-SE ! vao acabar e o escambaal u.u sei que cada um tem sua opiniao formada aqui maaaaaaaas veei , pelo amor de Deus ne ?' eles tem fan , Jbev' assim como o cantor' de vocês ai que criticam tem tmb entao direito seu ano gostar mais RESPEITA ! Sucesso não se discute, se respeita ²

  19. Matheus Ferreira e Silva

    18/04/2011 20:52:29

    Tem gente que não tem o que fazer.Não entendo porque criticam o sertanejo não a como falar de musica brasileira sem falar de sertanejo e o pior se é ruim como conquista multidões?Alem disso João Bosco e Vinícius são os melhores cantores do Brasil,na minha opinião e na opinião de varios.Agora criticar um grande hit como este é não ter o que fazer realmente.

  20. Dante

    18/04/2011 20:27:25

    Maria Fernanada, você tem toda razão, rsrsrsr. Lembra dessa música? compra disco brasileiro, pensando que é estrangeiro e vai prá casa se esnobar ....... realmente você falou tudo e me fez lembrar dessa música, ô povinho tonto!!!!!Dante

  21. Dalva

    18/04/2011 20:20:14

    Tá precisando de um esparadrapo no cotovelo heinnn!!!!!

  22. Eusinha

    18/04/2011 20:17:40

    Você além de medíucre é pobre, senão não moraria onde diz que não tem o que presta. As portas do mundo estão abertas, Se o Brasil não está bom prá você, vai ter que engolir assim mesmo sua dura !!!!!!!

  23. Jean Carlos

    18/04/2011 17:01:00

    A essa hora o Euler deve estar rindo da cara de todos vcs que estão falando mal...Sucesso não se discute, se respeita!

  24. leonardo marinheiro

    18/04/2011 16:59:39

    O que mais me deixa indignado, é que só entra aqui pessoas que gostam e querem ler sobre o tema "sertanejo"e mesmo assim depois de ler, criticam e falam mau, do assunto, de quem criou, do país e do site.Parabens, a materia ficou massa, eu n sabia que foi a musica que mais tocou, fico feliz de ter sido, pelo fato de ter sido realmente boa, e ter marcado uma epoca legal da minha vida.@marinheiroleo

  25. crizinha

    18/04/2011 16:04:38

    Às vezes é melhor uma letra bem feita to que este fanck nojento sem cultura que nem letra tem só pornografia ! Vocês estão de para bens. Que deus abençoe o caminha de vocês!

  26. Marcio Diniz

    18/04/2011 16:02:47

    O ser humano tem um costumo muito ruim de discutir fatos. Os números estão aí, quem conhece o mínimo de música sertaneja hoje sabe que essa é a música que, daqui anos, vai ser lembrada como música dessa nova geração.Não adianta falar que é ruim, que é péssima, que é fraca. Ela representa, hoje, o novo sertanejo. A música sertaneja DE HOJE é essa. E ela é a música que representa essa mudança dentro da história do sertanejo.São apenas fatos.

  27. Cris

    18/04/2011 15:21:02

    Volta pra escola ...vc escreve errado demais...por isso gosta desse lixo...É exigir demais da sua cabecinha ter um gosto mais refinado n é?

  28. Evelyna

    18/04/2011 15:19:39

    Não adianta minha filha...isso é música de gente de periferia...feia, brega e totalmente sem sentido...

  29. Evelyna

    18/04/2011 15:18:13

    A maioria é igual a vc...n entende nada de nada mesmo...por isso gosta de lixo..

  30. Evelyna

    18/04/2011 15:17:08

    Acho é muito feia e brega...que mau gosto...nada do Brasil presta, aliás muito pouca coisa...

  31. jeancarlocf

    18/04/2011 15:00:13

    Lixo!

  32. Bruno

    18/04/2011 14:57:01

    Marcou uma geração ... ???? num fala merdar naum meu filho .. A música não é boa .. e tá longe .. muito longe de marcar geração .. daqui um tempinho todo mundo esquece ... que nem aquela merda daquele rebolation ... e joão bosco e vinicius nem vai mais existir .. assim como a mioria dessas duplinhas sertanejas ..

  33. Edgar Souza

    18/04/2011 14:53:12

    ue veAndré o Sr. Euler jamais vai encontrar a cancão original pois não foi ele quem compôs, a sua atitude é demais vergonhosa querendo levar vantagem em cima de uma composição que não é sua, para todas informações refêrente a essa música favor entrar em contacto com o verdadeiro compositor o Sr. NENSON ELI PAULISTA DUCINEL, que estudando violão na escola TOCART em Curitiba compôs essa canção o qual já foi reconhecido judicialmente como o verdadeiro compositor, Sr. Andre sugiro que o Sr. realmente faça uma entrevista com o verdadeiro compositor e não com uma pessoa que quer fazer cortesia com o chapéu alheio, que atitude feia do Sr. Euler em dizer que fez a música em cinco minutos, não foi isso pois ela não tem todo esse tempo de duração o Sr. Euler nem ao menos plagiou a música ele se intitulou como autor e ainda diz que perdeu o originau, isso é estelionato Sr. Euler qrgonha.

  34. Luciano

    18/04/2011 14:31:59

    Sertanejo é tudo uma merda.Acho musica de acéfalo.

  35. tatiane

    18/04/2011 14:30:22

    adoro essa musica...respeito quem nao gosta mas quem nao gosta ta toalmente errado.pois somos a maioria q gostamos e é isso ai...precisamao de mais musicas assim

  36. Cícero

    18/04/2011 14:09:00

    Menos, né? Menos...

  37. Hermes

    18/04/2011 13:48:53

    Fala André... Exagerou ( e bastante ) no titulo do post hein... !?!?!? Jamais vai marcar como "Fio de cabelo", "Pense em mim" ou como aquela canção que fará "aniversário de 20 anos" amanhã, chamada "É o amor"... Essa é, apenas uma música de destaque destro do estilo dela. Um abraço!

  38. Vanessa Batista

    18/04/2011 13:12:39

    Independente de gostar da música (particularmente, ela não está entre as minhas preferidas), o sucesso dela é indiscutível! Em uma viagem recente à Argentina, eu ouvi a música mas ruas em sua versão original com JB&V e também a versão em espanhol... fora que nas livrarias, o CD do JB&V estava em local destacado, com aquele selinho escrito "incluindo o sucesso Chora, me liga". O euler Coelho deve estar rindo à toa com os resultados!!! Parabéns a ele...

  39. Vinicius Amaral

    18/04/2011 13:09:25

    essa geração está perdida!!!! como uma porcaria dessa pode representar uma geração!!! o mundo acabou! alguém aí poderia me informar quando que esse infeliz do sertanejo universitário vai se formar???

  40. Rafael Mathias

    18/04/2011 12:45:43

    Vc vai encontrar a versão original André, com o verdadeiro compositor da música que se chama Nelson Eli Paulista Dulcinel, que mora em Curitiba no Bairro Fazendinha, inclusive ele já ganhou judicialmente os direitos autorais da música. Para mais informações o meu e-mail está aí.

  41. roberto

    18/04/2011 12:39:32

    Chora e me liga , a música de uma geração: continuando.... Empacotada, lapidada, sem senso crítico, policamente correta, conformada, sem educação, alienada, lamentável.

  42. beto

    18/04/2011 12:36:17

    Música feita em 5 minutos, só podia dar nesta porcaria!

  43. Moises

    18/04/2011 12:02:09

    Como diria o Zezé: sucesso nao se discute, se respeita.

  44. Lucian

    18/04/2011 11:59:50

    Esse roqueiros sao tao idiotas que a musica é a coisa mais importante da vida deles, e ainda ficam se preocupando com quem escuta outros tipos de musica. Vao acha alguma coisa pra faze de verdade.

  45. @GustavoMarques_

    18/04/2011 11:57:07

    As melhores musicas vem com a ideia,ritmo ou ambos prontos na cabeça,é a prova que o talento(dom) é o diferencial.Parabens Euler pela ousadia de sempre e o talento fora do comum!

  46. oscar maldonado

    18/04/2011 11:50:50

    bonita, en la vida las cosas son asi, especialmente cuando los años son frescos y se vive diariamente . Bonito.

  47. João Vinicius Bobek

    18/04/2011 11:46:14

    VERGONHA NACIONALRetrato de uma geração alienada,emburrecida e decadente.

  48. marco

    18/04/2011 11:15:30

    vamos chorar mesmo , socorro

  49. dorinha. costa

    18/04/2011 11:04:02

    adoro essa música e escuto ela varias vezes...n mi canso de ouvir mesmo e quando estou na balada,assim que toca sou a primeira a sair pra danças.

  50. MARIA FERNANDA

    18/04/2011 10:58:41

    TEM TANTA MÚSICA INTERNACIONAL Q AS PESSOAS NEM FALAM INGLÊS E ACHAM LINDA, AS VEZES A MÚSICA FALA DO AMOR ENTRE PAI E FILHO, E A PESSOA FICA RUENDO ACHONDO Q É MUSICA DE ROMANCE, KKKKKKKK

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso