Blog Universo Sertanejo

Uma pequena (grande) história de gratidão

André Piunti

Teddy Vieira foi um dos compositores que mais teve canções transformadas em grandes clássicos da música sertaneja. Seu nome não é tão conhecido fora do meio sertanejo por conta de seu precoce falecimento, no ano de 1964, em um acidente de carro, aos 42 anos.

Vieira é autor, entre tantos outros sucessos, de ''O Menino da Porteira'', gravado pela primeira vez por Luizinho, Limeira e Zezinha, mas transformada em sucesso nacional por Sérgio Reis.

Na casa do Serjão, hoje, está em um lugar reservado a viola que Teddy Vieira compôs a maioria de suas músicas. O presente foi dado pelo filho do compositor, muitos anos após o falecimento de seu pai.

Quando a viola chegou em sua casa, Sérgio Reis não entendeu ao certo o porquê de ter recebido o presente, já que se tratava de um dos pertences mais importantes de Teddy Vieira.

A ideia foi da esposa de Vieira, que explicou ao filho que apesar de todo o reconhecimento que Teddy Vieira tinha, somente após Sérgio Reis regravar ''O Menino da Porteira'', por conta dos direitos autorais, foi que ela pôde dar uma vida digna a ele.

Por esse motivo, uma das principais relíquias do compositor foi parar nas mãos de Sérgio Reis, como agradecimento. Foi nessa viola que Teddy Vieira compôs, por exemplo, ''O Rei do Gado'', um dos hinos de Tião Carreiro e Pardinho, e  a tristíssima ''Couro de Boi''.

Serjão, que contou essa história durante a gravação do DVD de Cezar e Paulinho, finalizou emocionado: ''Eu ganhei duas vezes o Grammy Latino, sou o artista com mais indicações para o Grammy. Os dois troféus não valem a viola do Teddy Vieira''.

  1. leice

    30/03/2012 19:13:27

    esse negoso e orivel.

  2. Jaime

    16/04/2011 16:15:24

    História que só os grandes tem para contar pq estas duplinhas de merda que estão hoje no topo só podem contar de puxada de tapetes...

  3. Fábio Roque

    16/04/2011 12:05:11

    Que história, hein?! Quieta pêlo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Vicente Alicio Machado

    16/04/2011 10:14:48

    Não é por acaso que o Sergio Reis é considerado uma das melhores pessoas do meio artistico.

  5. Gabi

    16/04/2011 07:40:59

    Êsse texto me fez chorar, não me contive, que linda história difícil de se repetir nos dias de hoje. Parabéns pelo texto Piunti.

  6. Bete

    16/04/2011 01:44:01

    Linda história, parabéns. Feliz de ler um relato desses.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso