Blog Universo Sertanejo

Quem vai ficar com a classe C?

André Piunti

Esse mês, pude ler pesquisas encomendadas por duas duplas da nova geração e que estão entre as maiores atualmente.

Um dos aspectos pesquisados resultou em algo que já foi especulado aqui no ano passado: mais de 80% do público consumidor de ambas as duplas, encontram-se nas classes A e B.

O resultado mostra que apesar de toda a força do meio hoje, as classes mais baixas não consomem mais música sertaneja na intensidade de outros tempos.

Com o sucesso atual da música sertaneja e com os altos lucros que ela está dando, é improvável que algum artista ou empresário se preocupe em mexer no rumo de seus negócios, o que é natural. No entanto, aos que ainda buscam um lugar de destaque, a classe C pode ser a grande alternativa.

Dos artistas revelados nos últimos anos, apenas Eduardo Costa tem nesse público seu maiores consumidores. Fruto de seu sertanejo baseado nos anos 1990, época na qual a classe C transformou a música sertaneja em fenômeno cultural. A procura pelo novo DVD do cantor nos camelôs impressiona mais uma vez. Aos curiosos, basta perguntar em uma barraquinha como anda a procura pelo material.

Das poucas duplas da nova geração que têm boa entrada nas classes mais baixas, está César Menotti e Fabiano, muito pelo fato de não terem sua imagem completamente ligada aos jovens. Hoje, são os sertanejos mais procurados para shows de prefeitura, gratuitos, o que faz com que a dupla mantenha sua média de shows, mesmo com seu último disco não tendo a mesma repercussão do anterior.

A ausência da classe C nesse novo movimento sertanejo tem indicativos fáceis de se perceber, como a falta de um programa TV, em rede nacional, sobre música sertaneja, ou com a escolha de duplas de outras gerações, como Bruno e Marrone e Zezé di Camargo e Luciano, para programas no estilo do BBB, mesmo com esses nomes não arrastando multidões atualmente como fazem os novos artistas.

As novelas ''Paraíso'' e ''Araguaia'' lançaram trilhas com diversas duplas atuais, mas quando precisaram de canções para usar de destaque, escolheram no estilo ''Deus e eu no sertão''.

Olhando o cenário atual de forma mais distanciada, percebe-se que mais cedo ou mais tarde, um movimento visando a massa vai surgir, e provavelmente pelas mãos de gente nova.

Com essa hipótese se concretizando, e as duplas da atualidade mantendo o mercado acelerado da forma em que está, o país se tornará um lugar insuportável para quem não gosta de música sertaneja.

  1. nolvadex

    24/11/2011 12:37:04

    Kifficschooto nolvadex Vefoffick

  2. how much nolvadex to use

    30/10/2011 07:26:56

    source for nolvadex dorum http://newqualitytamoxifen.info clomid vs nolvadex nolvadex bodybuilding dose why was gaspari nolvadex recalled nolvadex webmed

  3. do flagyl cause yeast infections

    18/10/2011 16:01:55

    can flagyl treat a yeast infection http://newqualitymetronidazole.info flagyl nursing dogs flagyl over the counter metronidazole flagyl flagyl amoxil

  4. lasix surgery cost

    15/10/2011 18:02:34

    congestive heart failure and lasix drug interaction between digoxin and lasix my dog took lasix http://newqualityfurosemide.info lasix while breastfeeding lasix vomiting

  5. amoxil cipro ear drops

    15/10/2011 05:02:35

    amoxil dogs http://newqualityamoxicillin.info amoxil clavulin otitis ear amoxil adult dose amoxil damages gall bladder amoxil tr

  6. how much nolvadex testosterone cypionate cycle

    10/10/2011 08:37:26

    tamoxifen nolvadex http://newqualitytamoxifen.info tamoxifeno cinfa comprimidos efg nolvadex nolvadex gynecomastia premarin and nolvadex recommended dosage nolvadex

  7. athletes on prozac

    07/10/2011 19:27:17

    natural alternative to prozac is prozac a maoi inhibitor adding celexa to prozac http://newqualityfluoxetine.info christina ricci prozac nation nude prozac and alcohal

  8. peripheral clomid

    05/10/2011 05:33:47

    chances of getting pregnant using clomid clomid age 35 normal estrogen levels and clomid http://newqualityclomiphene.info miskraam door clomid tijdens zwangerschap clomid and ovulation

  9. cytotec tasha california death

    04/10/2011 10:26:25

    acog and cytotec drug study cytotec misoprostol 400 mcg cytotec rectal bleeding http://newquality-misoprostol.info cytotec 2010 jelsoft enterprises ltd oral cytotec labor induction

  10. bupropion and sexual dysfunction

    02/10/2011 11:20:15

    rizatriptan and bupropion use of bupropion compare budeprion and bupropion http://trusted-bupropion.info bupropion spelling bupropion recreational

  11. plavix and ttp

    01/10/2011 18:36:53

    warfarin and plavix plavix and prothrombin time compare effient and plavix http://trusted-clopidogrel.info plavix discontinued intravenous form of plavix

  12. prednisone and retinal detachment

    28/09/2011 20:16:04

    sleeping and prednisone does prednisone make my dog thirsty prednisone and sulfites http://trusted-prednisone.info prednisone for dog prednisone bloating

  13. mt pleasant lasix

    16/09/2011 11:12:15

    lasix rules florida racing mechanics of lasix mucinex lasix http://trusted-furosemide.info eye lasix surgery compare demadex and lasix

  14. FuntydithBund

    05/09/2011 02:15:28

    Chollusly jufufduy emaivaSillilT

  15. osvaldo

    20/08/2011 11:14:00

    vc tem toda a razão de falá nas duplas sagradas até hoje, ñ dar para comparar com essas q estão ai começando hoje tem muita estrada para correr ainda tem q mostra mostra muita coisa ainda para merecer.

  16. Wanessa Silva

    26/02/2011 09:01:14

    Não é uma questão de comparação, mas querendo ou não, as pessoas comparam qual geração de duplas é melhor que a outra.Depois que o sertanejo estourou na mídia, todo mundo se autoentitula sertanejo só para pegar carona nesse sucesso todo que os sertanejos fazem.Claro que isso é uma questão de geração e mercado... se está dando lucro fazer esse "sertanejo universitário", todos vão fazer e as pessoas hoje em dia, que não ligam muito para a qualidade das duplas e das músicas, vão engolindo qualquer porcaria que lhesé imposta pela mídia.A classe a e b vão nessa onda, porque isso é moda. Quando passar a modinha de sertanejo universitário, todos esquecem. Isso aconteceu com o funck também. Esses jovens riquinhos só entram nessas modinhas, porque acham que é chique, depois passa e vêm outras modinhas... e outras... assim vai...Agora, quem gosta realmente de música sertaneja, não segue esses modismos não, quem gosta da verdadeira música sertaneja, nunca abandona suas raízes.

  17. Fábio Roque

    24/02/2011 10:13:18

    Boa Matéria!!!Já faz tempo que eu venho percebendo isso.O povo de mais baixa renda não tem consumido o sertanejo da nova geração com a mesma intensidade das classes mais altas.É estranho isso, pois eu gosto do sertanejo como um todo, mas o público em geral não.Cada classe tem suas predileções; espero que isso não gere uma divisão dentro da música sertaneja.Mas uma coisa é fato, se os artistas direcionados às classes mais baixas se fortececerem, realmente o Brasil deixará de ser o país do samba pra se tornar o país do sertanejo.Hahahahahaha, nem tanto!!!

  18. Rubens Netto

    23/02/2011 17:30:21

    Enquanto os caboclos pensarem em cantar por dinheiro vai ser isso. Sertanejo é puro comércio. Aqui mesmo neste blog vc vê dia sim dia não surgimento de nova dupla sendo anunciado. Agora concordo com quem disse que as vezes o cara nem canta tanto sertanejo mas assim é classificado. Se são dois , se é dupla: pimba é sertanejo. Nem ouviram os caras cantar. Aliás já ouvi um dito "sertanejo" dizer isso uma vez e criar polêmica se não estou enganado.

  19. emerson

    23/02/2011 12:33:29

    Ja estou com meu dvd camelodromo nao mão!Acreditem que estava no Parana e colokei no som do meu carro Eduardo Costa e a Viola, teve um caboclo que ate chorou, Eduardo Costa apavora.

  20. emerson

    23/02/2011 12:31:52

    Dias desses meo primo teimando que esstamusica era do Cesar Menotti e Fabiano, as duplas novas regravam muitamusica da vleha guarda

  21. Lucas Rocca

    23/02/2011 10:51:55

    Dizer que Luan Santana e Jorge e Mateus,arrastam multidoes eu ate concordo,mais generalizar que as duplas de hoje estao levando mais fas aos seus shows,do que as duplas Zeze e Luciano e Bruno e Marrone e outras ai foi d+,o que dizer da Festa de peao de Americana 2010!Joao Bosco e Vinicius foram os sertanejos que menos arrastaram multidoes,e em segundo lugar,foram Victor & Leo!E barretos 2010,o marasmo que foi... JB&V,V&L,JN&F ja nao estao com essa bola toda e nem a forca e talento que Bruno e Marrone,Zeze e Luciano e Chitaozinho e Xororo tem!!!!!!!!!!

  22. ANGELA

    23/02/2011 10:45:18

    Gente, pra que discutir quem é melhor que o outro, não é disso que trata o post, até quando vai ter fã de dupla sertaneja brigando por isso, cada um tem a sua preferencia, não dá pra impor a sua verdade, é só respeitar a opnião de cada um.

  23. Fábio pozzebom

    23/02/2011 08:43:07

    O fenômeno Popnejo atual e explicado mais por fatores comerciais do que artísticos. Se antes uma dupla tinha 10, 15 anos de estrada antes do sucesso, as de hoje sao feitas da noite pra o dia, dependendo apenas de um bom empresario. Uma lida na biografia dos artistas deixa isso claro. Exceções seriam Victor e Léo e Eduardo Costa nessa leva.Outro fator que tem que ser levado em conta, e o investimento que o sistema Globo tem feito no segmento. Desde a realização do festival, ate a contratação dos novos artistas pela Som Livre.Se o sucesso nao durar muito, terá sido suficiente pra todos ganharem um bom dinheiro.

  24. Marcos

    23/02/2011 01:31:34

    Não tenta comparar dupla consagrada como bruno & marrone e zeze di camargo e luciano com as duplas que tao fazendo sucesso agorapois eles tem bem mais estrada e estao no topo ate hoje e merecem respeito e admiracao pois sao muitos anos de estrada sem comparacoes.

  25. adriano

    22/02/2011 22:26:11

    Pessoal pra mim hj no brasil o sertanejo é "um gigante com pés de barros" a principio parece que esta tudo certo mas não esta...é cada vez maior o numero de duplas surgindo e cantor solo também...e o pior ainda cantores que nem sertanejo catam e a midia no geral o chama de cantor sertanejo afff...na realidade o sertanejo esta virando apenas comercialização estamos ouvindo musicas lixos cantores lixoa fazendo sucesso e outros que são realmente bons fora da midia apagados um exemplo "luan santana com suas musicas e imagem digamos agradaveis bonbando na midia x chrystian e ralf com seus vocais de causar inveja totalmente fora da mdia ....pra quem sabe ler seria o poste mijado no cachorro. A realidade é que o sucesso dessse chamado novo sertanejo ao mesmo tempo que ele é repedidas vezes tocadas na radio ..ele se demostra fragil e passageiro..pois o publico alcançado por ele é um publico jovem que escuta o que esta bombando no momento ou seja não é um publico fiel como são os da chamada velha guarda sertaneja EX..chrystian e ralf bruno e marrone milhonario e jose rico gian e giovani.....OU SERÁ QUE TEM ALGUEM ACHANDO QUE LUAN SANTANA ENTRE OUTROS AI ATRAVESSRÃO DUAS OU TRES DECADAS NÃO SO FAZENDO SUCESSO COMO TAMBÉM MATENDO -O "como diz o sabio fazer sucesso é faícil isso basta ter didim e boa aparençia ..agora quero ver mante-lo.

  26. Jamille

    22/02/2011 21:04:19

    Acho que tem um pouco a ver com a questão de geração sim. Outro dia mesmo é que fiquei sabendo que a música "Como um anjo" que conheci na voz de Cesar Menotti e Fabiano na verdade é uma regravação de Zezé e Luciano. Não curto esta dupla. Até ouvi uns discos de meus pais e não gostei. Gosto do Bruno e Marrone que é mais do tempo de meus pais e curto os de agora pois o meu contato com a musica em geral é de agora. Acho que isso é normal, coisa de geração. Meus pais curtiram Zezé e Luciano e com exessão de Victor e Leo e Paula Fernandes, não gostam das duplas de hoje. Penso que tanto as duplas de antigamente quanto as de hoje são boas pois senão não estariam todas onde estão. Até porque acho que duplas como as da antiga hoje tem shows mais selecionados até pela fama que já adquiriram em tantos anos de estrada. Agora é a vez das novas duplas irem fazer shows para grandes multidões para então um dia poderem também selecionar os shows.

  27. diego melo

    22/02/2011 20:42:31

    é verdade aqui na miinha cidade curitiba chega a dar briga nas barracas de camelos pela espera do novo dvd do eduardo costa que pra min é o melhor sertanejo dos ultimos 10 anos com certeza

  28. Leandro Chaves

    22/02/2011 19:07:59

    tbm não é só classe A e B que gostam de sertanejo não.....

  29. Leandro Chaves

    22/02/2011 19:01:55

    por esse motivo q eu prefiro ouvir musicas sertanejas mais antiga.....

  30. Fabiano

    22/02/2011 18:44:13

    Duplas como Bruno e Marrone, Zezé e Luciano, Chitão e Xororó e outras da mesma "época" estão no mercado ainda, arrastando multidões ou não, aderindo ou não à modismos, por serem consagradas, e consagração só se conquista pela a qualidade e talento indiscutíveis destes.Acredito que essa vertente "universitária" e respectivas duplas, em breve, não estarão mais mantidas neste cenário.Vide o tempo de estrada que as duplas "antigas" percorreram até alcaçarem o reconhecimento nacional em comparação com estas duplas universitárias...o que demanda hoje em dia, infelizmente, é o quanto o empresário tem para bancar essa ascensão.O público, em boa parte, simplesmente absorve o lhe é "imposto" pela mídia, e aí notamos esse a explosão desse segmento.

  31. Diego Muniz

    22/02/2011 17:00:24

    Oi André tudo bem?Estou fazendo uma matéria sobre a nova música sertaneja. será que poderia te enviar algumas perguntas?Abraço,Diego Muniz

  32. Marina

    22/02/2011 16:28:06

    Parece que é tão difícil entender que tem os sertanejos antigos e os novos e há espaço para todos sem ter que ficar apontando quem é o melhor ou não. É por isso que sertanejo é tão "desvalorizado" ainda. Não há união entre os amantes da música sertaneja. Se Zezé ou B&M não arrastam multidões como antigamente não quer dizer que sejam piores do que os que tem hoje. Até porque não são. A realidade é que é diferente, o modismo é que manda. Eu sou do tempo do Zezé, Leonardo, Daniel, Gean e Giovane. Eu fui em muitos shows destes meus ídolos. Eu estava no meio da multidão que estas duplas arrastava com o mesmo entusiasmo que minha filha vai hoje em um show do Jorge e Matheus ou de Victor e Leo ou ainda do CM&F que são os preferidos dela. Sinceramente hoje não me arranco de onde moro para rodar 500km com turma para ver minhas duplas preferidas em uma cidadezinha do interior como fazia antigamente. Minhas filhas fazem isso. Eu não faço mais e hoje a facilidade para se fazer isso é maior. É claro que as novas duplas de hoje arrastam sim multidões que as antigas não arrastam.

  33. Luiz Carlos

    22/02/2011 15:59:56

    Acho que o repertório influência muito a entrada da música nas tais classes. Músicas com apelo mais popular vai entrar com mais facilidade nas classes C e D. Novas ou velhas duplas que quiserem atingir esse público com certeza vai se atentar para isso. Músicas mais elaboradas na composição, aquelas que precisam de entendimento para sua compreenção já tem entrada menor neste meio. Não que o povão não goste de bons trabalhos, mas infelizmente no Brasil a realidade aponta para isso.

  34. Kaime Magalhaes

    22/02/2011 15:54:12

    Lá vem o povinho discutir dupla de novo. É uma pena. Dupla é igual hã....boca...cada um tem a sua....

  35. Ivete Marques da silva

    22/02/2011 15:50:29

    André, mim responde pq Cesar Augusto não produziu esse cd do LEONARDO, Gente quem pode mim informar isso pra mim, por favor

  36. Cesar..

    22/02/2011 15:42:05

    Bruno e Marrone e Zeze di Camargo e Luciano, sem duvidas sao as duas melhores duplas sertanejas do brasil, o show deles sao imbativeis e otra, as duas melhores vozes do meio sertanejo, Bruno e Zeze FATO.... Eles arrastam multidoes por onde passam sim..

  37. Marinho

    22/02/2011 15:24:06

    Sem disputa, gente. Luan levou mais publico em media que a Ivete, ate. Sem comparações bobas, ninguém ta falando que fulano é melhor ou pior.

  38. Juanes

    22/02/2011 14:41:32

    Zeze di camargo e Luciano e Bruno e Marrone arrasta mais multidoes do que Victor & Leo e Joao Bosco e Vinicius!!!!

  39. emerson

    22/02/2011 14:21:44

    Acho que esta na hora deuma nova dupla surgir com proposito de sertanejo diferente do universitario, pois este ja esta enjoando vide que as musicas estao mto parecidas.A classe C sempre foi a maior consumidora do sertanejo, porem esta classe estava acostumado com sertanejo diferente do atual, por isto vimos as classes A e B crescer assustadamente no sertanejo.

  40. Marcos

    22/02/2011 14:03:49

    tanto bruno & marrone e zeze di camargo e luciano fazem muito sucesso por todo brasil

  41. Marcos

    22/02/2011 14:02:36

    Discordo quando vce diz que zeze di camargo e luciano nao arrasta tanta multidoesessas 2 duplas sao consagradas de sucesso ate hoje

  42. Mozart

    22/02/2011 12:34:28

    Aí vc falou certo. A questão é que as novas duplas estão em ótima situação em seus negócios, não dá pra cobrar delas alguma atitude. Quem tem que meter a cara é dupla nova procurando espaço. Se não vier pra acrescentar, não vai conseguir espaço.

  43. Lucas Oliveira

    22/02/2011 12:21:33

    Amém!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso