Blog Universo Sertanejo

Otávio Augusto e Gabriel

André Piunti

A presença da dupla aqui no blog é cobrada há tempos, tanto por quem defende a música sertaneja menos comercial, como por artistas renomados que dizem ''você conhece os meninos? Fala dos meninos, eles são bons''.

Representantes da autêntica moda de viola dentro da geração mais nova do sertanejo, Otávio Augusto e Gabriel lançam, daqui 10 dias, o novo CD da carreira. Pela primeira vez, no entanto, a dupla pisa em um terreno novo, que vai tirar, de vez, o rótulo de dupla exclusivamente tradicional.

Algumas canções do novo trabalho, como ''Teu Universo'', que pode ser ouvida mais abaixo, mostram uma tentativa de adaptação da dupla. Não se trata de nada exagerado, de uma mudança radical, mas o suficiente para que alguns estranhem e, eventualmente, reclamem.

Com um casamento de vozes elogiado pelos mais diversos artistas sertanejos, a dupla traz um CD com três participações: Rick, Gino e Geno e Eduardo Costa.

Conversei, ontem, com o Gabriel, que além de falar do CD, tocou em um assunto pouco tratado: a falta de movimentação dos cantores de música sertaneja tradicional, que impede que o gênero tenha mais destaque. Como a dupla vive essa realidade há 12, anos, vale a pena conferir o que ele fala.

Otávio Augusto tem 32, e Gabriel, 28 anos.

___

É exagero dizer que vocês mudaram de estilo, mas há músicas no novo CD que vocês não gravariam há dois anos, por exemplo…

Na verdade, não teve nada forçado, a gente foi de acordo com a nossa identificação. De forma devagar, a gente foi tentando algum som parecido com o que o mercado vem pedindo. Foi um estudo grande na questão de repertório e arranjos para que nós fizéssemos o que o mercado pede, mas sem perder a nossa identidade.

Temos uma história longa e o respeito de muita gente por tudo que fizemos, então tomamos cuidado para que não pareça que nós estamos abandonando nossas características.

Vocês foram uma das poucas duplas novas que investiram, tanto tempo quanto dinheiro, em um estilo musical sem abertura no grande mercado. O que esse tempo todo mostrou a vocês?

De fora nem sempre se vê, mas vivendo esse meio, infelizmente a gente percebe que nessa linha de sertanejo tradicional, as pessoas não souberam se desenvolver profissionalmente. Nós temos um mercado sertanejo muito forte hoje, mas as duplas que trabalham com o tradicional não aproveitam pra crescer, pra se fortalecer.

Pra você ter uma ideia, um cachê de 10 mil em um show de dupla de violeiros é cachê top. Tão top que quase ninguém consegue ganhar isso. Lógico que não dá pra querer equiparar com música comercial, mas com algum esforço, daria pra melhorar a situação. Só que há um comodismo que exigiu que a gente se mexa, busque algo diferente.

Mesmo com essa dificuldade, a música ''Mala Amarela'' saiu do meio tradicional e se tornou o grande sucesso de vocês, que chegou a tocar nas maiores rádios. Ela não é um sinal de que há um grande interesse nesse estilo?

Muita gente conhece a gente por essa música, ela foi quase um sucesso nacional, mas do ponto de vista profissional e financeiro, colhemos muito pouco. Se fosse uma música de outro estilo, tocando como tocou, nós poderíamos ter ficado bem. Essa é a realidade.

Com qual estilo você gostaria que sua dupla se tornasse reconhecida?

Eu penso em algo como João Paulo e Daniel, que fazia algo moderno, o romântico da época, mas sempre revezando com as modas de viola. Eles faziam música pro mercado, que fizeram sucesso nas rádios, e o disco trazia várias modas de viola.

Pra quem vive há 12 anos de um estilo fora do mercado, você acredita que é possível fazer sucesso sem se adaptar a essa atual música sertaneja?

Não dá pra falar que é impossível, mas é muito complicado. Eu acredito que há um público muito grande, hoje, que está sem artista para ouvir, que é o público dos anos 1990 que estourou o sertanejo. Eu acredito que alguém ainda vai surgir e pegar essa parcela de público que não consome o novo sertanejo. O problema é acertar, mas quando alguém acertar esse público, vai se destacar demais. Do pessoal que apareceu nos últimos anos, acho que o Eduardo Costa é quem mais se aproxima desse pessoal que ainda gosta de música romântica, quase brega, bem popular.

___

Abaixo, a canção ''Teu Universo'', de trabalho, e ''Estrada do amor'', gravada ao lado do Eduardo Costa.

  1. nolvadex

    24/11/2011 17:43:50

    Kifficschooto nolvadex Vefoffick

  2. acheter tadalafil

    09/11/2011 00:29:36

    Glurnetreasse kamagra apcalis Arguraavefame

  3. bupropion powered by vbulletin version 3.5.7

    22/10/2011 23:32:37

    bupropion sr vs xl http://newqualitybupropion.info bupropion 3332 hydrochloride bupropion venlafaxine bupropion imipramine mirtazapine phenelzine bupropion dosage pictures

  4. dapoxetine review

    22/10/2011 02:22:56

    priligy onde comprar http://trusted-dapoxetine.info priligy dapoxetina dapoxetine review dapoxetine en pharmacie generic priligy

  5. signs of excess synthroid

    19/10/2011 07:32:34

    synthroid interaction http://newqualitylevothyroxine.info cost 50mcg synthroid prenatal vitamins while taking synthroid sam-e synthroid over dose of synthroid

  6. jessica hochmann de mattos

    16/10/2011 23:40:54

    ola,eu adoro as musicas de voces,sou cantora tambem e aonde eu vou au canto muito as musicas de voces e o proprio publico me pede para cantar,principalmente as musicas:O MELHOR DO AMOR E AMAR,MALA AMARELA,TA PINTANDO UMA SAUDADE,PRIMEIRO TREM QUE VOCES CANTAM COM A VALERIA BARROS,E UMA MUSICA QUE FEZ MUITO SUCESSO AQUI NO RIO GRANDE DO SUL QUE E A SAUDADE E UM ESTRADA LONGA,EM BREVE VOU POSTAR MEU PRIMEIRO VIDEO NA INTERNETN E DAI EU VOU DAR MEU ENDERESO SO PARA VOCES VER EU CANTANDO.EU ARRECEM ESTOU COMESANDO MINHA CARREIRA ESTOU COM APENAS 2MESES DE PROFISSAO MAS ME FIZER UMA PROPOSTA PARA EU IR CANTAR IA NA CIDADE DE VOCES, E EU VOU ACEITAR QUEM SABE,TALVEZ EU POSSA CONHECER VOCES.EU SEI QUE EU VOU CONHER VOCES POIS DEUS E GRANDE EU CONFIO NELE.SUCESSO PARA VOCES MEUS AMORES,QUE DEUS ILUMINE E ABENSOE VOCES SEMPRE. JESSICA DO RIO GRANDE DO SUL.

  7. bupropion adhd

    14/10/2011 05:40:47

    free bupropion hydrochloride bupropion and sexual dysfunction bupropion hydrochlorot benedryl and pravastatin http://trusted-bupropion.info stability bupropion suspension bupropion depression

  8. plavix and lipitor

    08/10/2011 17:05:06

    discontinuing plavix for surgery plavix pricing plavix law suit http://newqualityclopidogrel.info plavix like drug titrating plavix prilosec

  9. amoxil for stomach infections

    03/10/2011 20:14:39

    intolerance to amoxil antibiotics flank pain while taking amoxil amoxil 400 5 water http://newqualityamoxicillin.info amoxil dosage for cats amoxil paypal

  10. normal does lexapro

    25/09/2011 05:10:33

    lexapro stopping fatigue switching from lexapro to prozac how fast is lexapro http://trustedescitalopram.info lexapro more depressed lexapro for kids

  11. FuntydithBund

    05/09/2011 14:49:56

    Chollusly jufufduy emaivaSillilT

  12. laudelinomartinsdeoliveira

    29/04/2011 23:38:05

    o sertanejo universitario vai passar mas o sertanejo destes meninos jamais deixara de existir

  13. Bruno

    26/01/2011 23:17:09

    Os Caras cantam demaiss.......Essa danada da Mala Amarela...Escuto todos os diass...Top demais...Deus Abençoe no Sucesso delessParabens pelo blog

  14. Ademyr Rico

    09/01/2011 13:13:23

    Bem, a princípio quero fazer uma observação clara e justa que poucos internautas aqui tem peito para fazer. A impressão que se tem, pela entrevista do Piunti é que essa duplaça OCTAVIO AUGUSTO E GABRIEL chegaram de paraquedas como os meias bocas que ele tanto defende e que ajudam a manter seu bloog. Na sequência é importante dizer que para perguntas imbecís se recebe respostas idiotas. Perguntar ao Gabriel o que ele acha de cantar um estilo fora do mercado, é externar algo que um jornalista METIDO a entender de música sertaneja, não deveria fazer, considerando que está no mercado o estilo chamado tradicional e quem está fora mantendo-se a poder de tubo de oxigênios e remédios, é essa música fraca e pobre interpretada por meia dúzia de desafinados que para quem entende sabe que está com os dias contados.a. Agora, a gente não sabe o qto o US pode unfluir positivamente na carreira de artistas de qualidade quanto essas meninos, mas uma coisa é certa, se tambem investirem no US, poderão dentro deste “universo”, estarem em evidência como os BANANAS que cantam nada e estão todos os dias mencionados por aqui. Nenhuma dupla dessas fabricadas chega aos pés de Otávio Augusto e Gabriel...é só entender do assunto para perceber isso... a canção com a participação do Eduardo Costa fala por si só. Ah...detalhe, Piunti, gosto de sua linha mas não é elegante de sua parte fazer perguntas capciosas na busca de induzie as pessoas. Pense nisso. Vc é somente um mercador de informações portanto nada de querer fazer com que elas desçam garganta abaixo de quem te lê ou é entrevistado. Eu disse!

  15. Michel Lopes

    08/01/2011 19:55:17

    Os meninos estao de parabéns!2011 só vai dar Otavio Augusto e Gabriel!!!

  16. Gabyy

    07/01/2011 16:42:28

    Muito legal ver os meninos aqui...A entrevista ta muito bacana,Os meninos são talentosos e trazem essência...2011 Promete essa música Teu Universo vai decolar!!Sucesso aos meninos ...Bjo gigante!!

  17. Rodrigo Lisboa

    07/01/2011 16:07:29

    Em verdade digo que hj é uma das melhores duplas que temos no mercado. Cantam, compõe e tocam mto bem.Sou fã a anos.Que Deus ilumine sempre o caminho de vcs..Abraço.

  18. Wanessa Silva

    07/01/2011 09:34:36

    Eu fui ouvir as outras músicas dessa dupla para dar minha opinião.As outras músicas deles são muito boas. Tem muitas músicas lindas e modas de viola boas, tipo Tião Carreiro e Pardinho. Uma pena que eles estão descambando para o lado desses ditos sertanejo universitário.Quem não segue essa moda não faz sucesso né? infelizmente.Mas a dupla é muito boa. Só não acho que eles tenham que mudar o estilo de cantar para conseguir fazer sucesso, pois o estilo romântico e das modas de viola agrada a muita gente e é pra esse público que eles têm que cantar.Sucesso aí meninos!

  19. Wagnão

    07/01/2011 08:07:25

    É a dupla que salva o sertanejo de hoje.

  20. Bruno

    07/01/2011 03:00:54

    Vozes mto bonitas msm.

  21. ceres gravi

    06/01/2011 18:53:08

    Eles são maravilhosos e cantando com Eduardo Costa ficou linda a música ameiiiiii...sucessooooooooo

  22. Daniela

    06/01/2011 18:27:34

    Otavio Augusto & Gabriel ja são sucesso!!! Eu amo essa dupla!!! Estou ansiosa aguardando o novo CD e essas duas músicas estão perfeitas. PARABÉNS!

  23. Vera Lucia Machado

    06/01/2011 17:41:44

    Essa dupla é maravilhosa, adoro, sou super fã.Eles merecem muito sucesso. Beijo.

  24. Marcio

    06/01/2011 17:31:09

    Pega um empresário dos contatos q eles fazem barulho. É a realidade.

  25. Aline Fernandes

    06/01/2011 17:23:26

    Sou fã demais desta dupla maravilhosa ....Que Deus abençõe eles cada dia mais ...

  26. Paloma Leme

    06/01/2011 17:07:28

    Esses meninos são muuuito bons mesmo adoro e torço muito por eles!!! =)

  27. Fábio Roque

    06/01/2011 14:08:21

    Pra mim esses caras são sensacionais!!!

  28. Cleber Lucas

    06/01/2011 13:12:02

    A música com o Eduardo Costa é sensacional, moda boa mesmo.

  29. Pablo

    06/01/2011 12:46:10

    Os garotos são fantásticos, independentemente do que toquem. Nada melhor do que alguém que vive de moda de viola pra dizer quais são as dificuldades. Ficar ******* regra é muito fácil. Eles tem de se diferenciar sem perder a característica, e isso não vão perder, mesmo pq o jeito de cantar não dá pra mudar da noite pro dia.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso