Blog Universo Sertanejo

Os hits sertanejos de 2010

André Piunti

(o contador do Twitter foi zerado, daqui a pouco volta)

No ano passado, ao pesquisar para criar uma lista de hits do ano, cheguei a seis canções. Agora, em 2010, curiosamente cheguei ao mesmo número.

Lembrando que hit não significa ''melhor música'', mas sim aquela que caiu no gosto popular e virou trilha de praticamente todas as festas sertanejas do país.

Tenho a leve impressão de que os hits do ano passado foram mais fortes que desse ano. Pelo menos metade deles foi, com certeza (a lista do ano passado está no final dessa postagem)

Abaixo, as seis músicas sertanejas que marcaram o ano de 2010.

___

-Sem esse coração, de João Bosco e Vinícius
(Breno/Deluca)

A comparação com o ano passado é injusta, já que ''Chora, me liga'' pode ser considerada o hino dessa nova geração. A música ''Sem esse coração'' foi bem durante todo o primeiro semestre, o carro-chefe do CD/DVD homônimo.

Desse projeto, ainda foi trabalhada ''Tema diferente''. Como se tratou de um trabalho com diversas regravações, não sobrou muita opção, e a dupla investiu na canção ''Chuva'', lançada em novembro. Um novo álbum da dupla já está a caminho.

___

Amo noite e dia, de Jorge e Mateus
(Humberto Teixeira)

A canção foi lançada quatro meses antes do disco, ''Aí já era''. É muito diferente do grande sucesso da dupla no ano passado, ''Voa, beija-flor'', mas mesmo assim teve grande destaque. Está entre as melhores canções do disco, mas ainda existem músicas com mais capacidade de sucesso que ela.

No CD, há sucessos prováveis como ''Seu Astral'',  ''Chove, chove'' e ''Mil Anos'', além da própria ''Aí já era'', que segue por uma linha um pouco mais difícil de emplacar. Nesse segundo semestre, a canção ganhou uma versão em inglês com o cantor John Kip.

___

Madri, de Fernando e Sorocaba
(Sorocaba)

Se no ano passado, alguém dissesse que Fernando e Sorocaba se destacariam em 2010 com uma música romântica, ninguém acreditaria. Mesmo com ''Celebridade'' e ''A casa caiu'', canções fortes, ''Madri'' superou qualquer outro provável sucesso e foi apresentada pela dupla até em Madri. É a única canção lenta da lista.

Atualmente, a dupla trabalha ''Tô passando mal'', com resultados muito positivos. Na cola de Madri, há o plano de lançar ''Teus segredos'' como próxima música de trabalho, que se der certo, aponta para uma maior aceitação de baladinhas românticas. A canção de dá nome ao novo DVD da dupla, ''Bola de Cristal'', também é romântica.

___

Fugidinha, de Michel Teló
(Thiaguinho e Rodriguinho)

O sertanejo Michel Teló gravou um pagode. Poderia ser uma furada enorme, mas virou a grande sacada do ano. O interessante não foi o sucesso dentro do meio sertanejo, mas sim fora dele. O de fora talvez tenha sido até mais importante, pois os sertanejos já conhecem Michel há anos.

Sabendo que forçar a barra não dá certo, sua nova música, ''Se intrometeu'', apesar de pegar carona na ''Fugidinha'', já volta para um estilo com mais características do cantor. Pelo menos por enquanto, o CD/DVD ficou de lado, mas nele há ainda algumas canções com bom potencial.

___

Meteoro, Luan Santana
(Sorocaba)

A canção transformou um garoto desconhecido no maior fenômeno musical de 2010. Em janeiro, pouca gente sabia quem era Luan Santana. Em junho, era impossível não ter ouvido falar no nome dele pelo menos uma vez. A canção foi conhecida por crianças e adultos, e só não fica na primeira posição pelo fato de algumas rádios sertanejas, com padrão musical mais fechado, não tocarem canções do tipo.

Luan ainda teve ''Você não sabe o que é amor'' muito tocada em todos os cantos do país, canção que muitos consideram a melhor de seu repertório. Assim como ''Madri'', ''Meteoro'' é uma composição de Sorocaba.

___

E daí, com Guilherme e Santiago
(Dann Nascimento)

A receita do bordão, mais uma vez, deu certo. Tem gente que até hoje não sabe nenhum trecho da letra, mas sabe gritar ''E daí?'' no ritmo da música. Sanfona, batidão e refrão mais simples possível. O formato deu tão certo que levou Guilherme e Santiago a novos patamares. A canção tocou muito no carnaval, e deve estar bastante presente no próximo, também.

O velho formato de sucesso se repetiu por mais um ano, da mesma forma que aconteceu no ano passado, com ''Chora, me liga'' e ''Voa, beija-flor''. O CD/DVD da dupla, ''Tudo tem um porquê'', traz pelo menos outras duas canções fortes, ''Tá se achando'' e ''Que dá vontade, dá''.

___

Vale registrar outras duas canções que fizeram barulho nas festas: ''Pense em mim'', canção já bastante rodada, gravada por Lucas e Luan ao lado de Jorge e Mateus, e ''Sem me controlar'', inédita de Marcos e Belutti.

___

Quem tiver interesse em comparar os hits desse ano com os do ano passado, abaixo listo os seis publicados por aqui em dezembro de 2009.

– Ciumenta, de César Menotti e Fabiano
– Borboletas, de Victor e Leo
– Paga Pau, de Fernando e Sorocaba
– Voa, beija-flor, de Jorge e Mateus
– Amor não vai faltar, de Bruno e Marrone
– Chora, me liga, de João Bosco e Vinícius

  1. cleber galdino

    26/08/2012 22:31:30

    Criamos, registramos e hospedamos seu site.Locamos smtp para envio de emails em massa.Cadastramos e e posicionamos seu site no google. Que saber mais? site: www.w3b.com.br msn: sac@w3b.com.br

  2. Leonardo

    11/01/2011 22:31:08

    Esse ano que passou, pode ser resumido assim. E DAI, que eu dei um FUGIDINHA para MADRI?

  3. Juliana

    01/01/2011 22:14:49

    Hã? o que? guia o que? hã !!!! circuito o que? prepare o que? kkkkkkkkkkkkhuashuashuas!!!!.....

  4. Juliana

    01/01/2011 21:47:49

    Tão pobre prá fazer anuncios aí bem? duros assim irão chegar a lugar nenhum. Bom mesmo é o Blog do Piunti, um cara chique, baita profissional além de tudo cheio da grana e viajado, independente. Prá ler sites e blogs de pobre, melhor dormir.

  5. Ademyr Rico

    01/01/2011 21:44:29

    Quem diria que um dia teríamos que engolir essas porcarias;;;My Good!!!

  6. CARLA ROCHAH

    01/01/2011 15:16:32

    SOROCABA REINOU EM 2010,E EM 2011 NÃO VAI SER DIFERENTE!

  7. Janaína Santos

    01/01/2011 13:57:12

    Gostei muitooo da lista André. Principalmente da música E Daí de Guilherme e Santiago e Meteoro de Luan Santana. Pra mim são as melhores. Não tem como não se animar com essas músicas. Guilherme e Santiago e Luan Santana tem um talento único, mto especial, são verdadeiros arrasos. Amo e admiro mto.Quanto as outras, gosto de todas tbem.

  8. Circuito Sertanejo

    31/12/2010 20:00:20

    Vem aí:Circuito Sertanejo -Informações sobre rodeios, festas, calendários, artistas, produtos, moda, rádios, shows, TV e novidades.Tudo do universo sertanejo num clique.faça contato mande-nos um e-mailcircuitosertanejo@circuitosertanejo.com.brguiasertanejo@guiasertanejo.com.br

  9. Valero Arroyo José

    31/12/2010 19:58:38

    Que lixo. A musica esta indo de cabeça pra baixo. Que horror!!!!!!!!!

  10. tino

    31/12/2010 19:54:48

    faltou adair cardoso que se dane o mundo

  11. Rafael Santos Smith

    31/12/2010 19:48:04

    Apesar de o sertanejo moderno não ser muito a minha praia musical, faltaram algumas músicas do casal Maria Cecilia e Rodolfo, como Presente de Deus e a regravação de um clássico oitentista da banda pop Kid Abelha Como Eu Quero.

  12. DeathN0te*

    31/12/2010 19:35:51

    QUE LIXO! _|_

  13. Circuito Sertanejo

    31/12/2010 18:52:32

    Prepare sua Viola, em 2011 CIRCUITO SERTANEJO.circuitosertanejo.com.brguiasertanejo.com.br

  14. Viviane Costa

    31/12/2010 18:46:01

    Oi André, tudo bem? Parabéns pelo blog! Muito bom ver pessoas jovens e engajadas em escrever ( e bem ) suas opiniões de maneira tão clara e objetiva. Que 2011 o ano seja todo seu! Sucesso!

  15. Denise

    31/12/2010 18:40:04

    Sem dúvidas esse foi o ano da música sertaneja, mesmo que na versão universitária.Deixando preconceitos de lado, coitado do pessoal do campo,pois virou balada de rico.Das músicas apresentadas,quem merece destaque é Guilherme e Santiago, a música "E daí " virou hit e a música "tá se achando" vai pelo mesmo caminho.

  16. Camilla

    31/12/2010 18:10:39

    Na minha opinião de fã do Fernando e Sorocaba, Madri e A Casa Caiu, foram as melhores músicas do ano de 2010. Em 2011, Bola de Cristal, Teus Segredos, Tô Passando Mal e Joga no Lixo, serão as mais pedidas nas rádios brasileiras.Sorocaba, você não tem noção de como eu te amo, e espero que você tenho um grande sucesso, como suas músicas e sua linda voz..Abraços a todos!Feliz 2011!

  17. Gabriel

    31/12/2010 15:00:13

    Aqui num é fake naum brother.Mas deixa eu só seguir a sua linha de raciocício."Sufoco", que estourou com JB e V, foi hit com Luan Santana??? "E daí" foi hit quando o próprio compositor da moda gravou ela, antes do Pinnochio entrar no esquema? "Sem esse coração" foi hit com o Breno & De Lucca???Parem de bobagem, o que quero dizer é que o produtor manda muito sim. Faltou "Inventor dos Amores" na lista aí, e foi o Pinnochio que fez. Faltou "Você não sabe o que é amor" na lista aí, e foi o Sorocaba com o Ivan na co-produção. E por aí vai...Quem dera um cara só ter música foda e dar certo mesmo sem fazer com um grande produtor. Produtor é o que dá a alma do disco e hoje coitado do cara que se arrisca em fazer um disco que não seja com Pinnochio, Dudu ou Ivan. Coitaaaado do cara.

  18. Érike Emanuel

    31/12/2010 12:30:33

    Amo noite e dia - Madri, são as melhores. Agora, Meteóro? Pelo amor de Deus, ecuto essa música a hà 2 anos, já dá nojo de ouvir!!!

  19. Ceres Pacheco

    31/12/2010 12:24:48

    Tirando Luan, Michel e G&S o restante das duplas não sei nem diferenciar. Não gosto e não ouço. Luan não tem como não ouvir. Toca toda hora a todo momento. Na porcaria das rádios aqui de Minas até Meteoro ainda está entre as mais tocadas...aff... Fugidinha é boa. Michel com certeza vai arrembetar. Queria ouvia mais Paula Fernandes, Bruno e Marrone, os irmãos Menotti e Chaves mas é difícil. Feliz Ano Novo !!!

  20. Vilmar Raposo de melo

    31/12/2010 12:12:16

    olaaaaaa.......todos esse cantores são fenomemo neste ano de 2010 e será também em 2011. Os meu queridos conterraneos JORGE E MATEUS com mcerteza está entre eles. Viva cidade maravilhosa de itumbiara( sou natural de ITUMBIARA), viva goiás, viva a música sertaneja. FELIZ ANO NOVO E FELIZ 2011 PRA TODOSSSSSSSSSSS

  21. Wanessa Silva

    31/12/2010 11:55:39

    Pagando pra tocar até a exaustão, qualquer música vira hit.Todas essas músicas tocaram até encher a paciência, por isso são consideradas hits.Para mim, a melhor música tocada esse ano foi Madri de Fernando e Sorocaba. Essa música é linda!Tomara que eles trabalhem mais músicas românticas, pois não só de pular e dançar vive a música sertaneja.Bjs André.

  22. kaka

    31/12/2010 11:21:45

    falto, que se dane o mundo

  23. Priscilla

    31/12/2010 11:03:18

    Como você disse hit não é " melhor música", e gostei dos hits deste ano. Não concordo quando você diz que o CD de Guilherme e Santiago " traz PELO MENOS outras duas canções fortes, “Tá se achando” e “Que dá vontade, dá”. As músicas Tudo tem um porquê e Noites são músicas lindas e com potencial, mas com ritmo bem diferente das músicas trabalhadas atualmente. Acho que se eles conseguissem emplacar essas seria um grande feito, pois são músicas muito bonitas.___

  24. ceres gravi

    31/12/2010 10:33:06

    todas são maravilhosas mas tem mais alguns que não foram citados...

  25. Rafael

    31/12/2010 09:45:56

    E aí, Piunti. É isso aí, esse ano foi meio previsível, meio fraco, com hits nem tão hits assim. Acho que com essa ideia de tentar encontrar estilo próprio, as duplas acabaram perdendo um pouco a mão.Parabéns por todo o trabalho feito aqui e pela transparência nas informações. Você está onde está pq faz isso desde sempre, não é um trabalho que começou depois que você entrou no UOL.Parabéns mesmo por ter se tornado a pessoa mais respeitada na música sertaneja na sua área.Grande abraço e mais sucesso.

  26. Marlon CG

    31/12/2010 09:37:29

    Pelo comentário do Gabriel, dá até pra ver que é fake e quem está por trás.Colocar hit nas costas de produtor é piada, né? Mérito único e exclusivamente de quem o compôs.Acho que HIT mesmo são só as três primeiras. As três segundas são sucesso, mas não tem o padrão de hit.Parabéns pela lista consciente e por todo o trabalho realizado esse ano.

  27. Gabriel

    31/12/2010 03:07:49

    Dudu = 3Sorocaba = 2Pinnochio = 1err....

  28. Marlon CG

    31/12/2010 01:55:11

    Acho que esse ano foi muito repleto de "bobeiros", cheio de tentativas de se repetir um "Chora, me liga".Se a gente for ver, "Sem esse coração" e "Amo noite e dia" são hits impostos, não são músicas de grande apelo, apesar do sucesso inegável. As três primeiras, sim, são hits, apesar de "Fugidinha" ser um pagode sem ligação com sertanejo, a não ser pelo intérprete.Quanto a "E daí", é a música do ano, sem dúvida, mas deveria ter sido mais trabalhada, músicas assim não nascem todos os dias.Na soma dos dois anos, Fernando e Sorocaba (Paga Pau e Madri) estão, pra mim, com a melhor dobradinha.

  29. @smgabi

    31/12/2010 00:41:45

    eei =Dprimeira vez que posto aqui. [que emoção]hahahaha!mas então.. li o post e concordo com quase todas as canções do 'ano'.só não concordo com o Guilherme e Santiago "E daí" aai.não creio que a canção tenha emplacado assim como tal.como você mesmo citou "a canção tocou muito no carnaval", creio eu que depois.. tentaram a "ta se achando" maaaas.. não deu. rs!as outras eu concordo, principalmente com a "Fugidinha" do Michel.a canção foi revelação e abriu grandes caminhos pro talentooooso.acho que a lista de 2009 não foi melhor nem pior que a de 2010.acho que estão empatadas.=)no mais.. Parabéns pelos post's seu METIDO!

  30. Marcio

    31/12/2010 00:24:36

    Acho que a lista mostra como 2010 foi ruim. Em 2009, Borboletas, Ciumenta e Chora me liga tinham peculiaridades de grandes músicas, embora a última seja apoiada no mercado (o que não tira seu mérito). Esse ano realmente faltou algo. O CD de Jorge e Mateus é igual a música "Amo noite e dia": Muito bom, ótimo, mas não chega perto do CD do ano passado.Meteoro a gente põe de lado pq é fenomeno.O resto é só sentar e lamentar.

  31. Ana Luiza Matias

    31/12/2010 00:21:54

    Eu curti todas essas menos Meteoro nada pessoal mas ...Amo noite e dia,Madrid,E daí e Fugidinha Foram sucesso tooootal !

  32. Rafael

    31/12/2010 00:20:27

    Pra mim, a lista de 2010 tá melhor que a de 2009. A lista de 2009 é menos alegre, mais lenta.Eu já baixei a música "Bola de cristal", do Fernando & Sorocaba e, particularmente, eu gosto mais dela do que da "'Tô' passando mal", que achei bem 'ruinzinha', achei muito boa, também, a "Boca a boca", com participação do Edson.Outra canção que pode vir a fazer bastante sucesso é "Fala coração", do Michel Teló.A lista está, na minha opinião, coerente com o cenário desse ano.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso