Blog Universo Sertanejo

E se as duplas acabassem?

André Piunti

Até o final da década de 1990, um cantor solo fazer sucesso na música sertaneja era missão quase impossível, apesar de sempre existirem exceções para confirmar a regra, como o Sérgio Reis, por exemplo.

Existem algumas histórias – a maioria muito fantasiosa – que explicam o porquê de se cantar música sertaneja em dupla desde o começo da história do gênero.

A que parece mais realista, é a que diz que a prática vem das cantorias de ''Folia de Reis'', influência portuguesa na qual se cantava em grupos, então era possível se fazer diversas vozes, e não apenas a primeira voz.

Tanto é que sempre existiram grupos sertanejos, apesar do predomínio das duplas.

Foi só na década de 2000 que houve uma abertura, com o surgimento do Eduardo Costa. Não cito o Leonardo e o Daniel como referências, pelo fato de ambos terem ficado conhecidos quando cantavam ainda em dupla.

Com a música sertaneja mais simplificada a cada década com o intuito de ter um público mais amplo, o casamento de vozes foi tendo sua importância reduzida lentamente, com a segunda voz cada vez mais escondida. O surgimento de artistas solo é uma resposta direta a isso.

Comercialmente falando, Luan Santana é o maior exemplo de que cantar sozinho já é realidade. O iminente sucesso do Gusttavo Lima, se concretizado, virá como um reforço, ainda mais pelo fato de fazer um estilo diferente do Luan.

A aposta da Universal Music em Dablio Moreira, que interpretou Zezé di Camargo no cinema, e da Som Livre, em Adair Cardoso, que tem a música ''Que se dane o mundo'' na Malhação, também são bons exemplos do que pode vir pela frente.

Se alguém quiser argumentar que eles são cantores ''teen'' – o que não é verdade -, a resposta está em Edson, ex-Hudson, e no Rick, que se separou do Renner.

Das grandes separações que assistimos até hoje, todas deram errado. A coragem dos dois cantores em separar a dupla e não procurar outro parceiro mostra bem a realidade atual.

Fora o que já foi citado, o número de cantores solo investindo no sertanejo é imensa, quem trabalha no meio e recebe CD's constantemente sabe que isso que mais do que uma realidade.

Pode ser que a gente chegue a uma situação – isso já pode ser visto em algumas situações -, que a importância de se cantar em dupla seja muito mais pelo fato de que dois rapazes chamam mais a atenção do que um, do que propriamente uma questão musical.

Já que na música sertaneja é possível se denominar década por década desde sua origem, a próxima pode ser a dos cantores solo, o que a transformaria em uma das mais importantes.

  1. Nilson Bono

    28/12/2010 22:54:32

    o que determina a possibilidade de um novo parceiro de uma dupla ou trio poder usar o nome artistico do ausente. como aconteceu com a dupla Teodoro e Sampaio e tambem com o trio parada dura???.

  2. JULINHA

    12/12/2010 19:21:24

    AINDA ACHO QUE ESSES CANTORZINHOS SOLOS AI SÃO TODOS BOIOLAS....INCLUSIVE ESSE EDUARDO COSTA QUE USA ESSAS CALÇAS FEMININAS JUSTAS , AINDA USA ESSAS BLUSINHAS MAMÃE TO FORTE, SEM FALAR QUE AGORA RESOLVEU PASSAR BOA PARTE DO SEU TEMPO NA ACADEMIA MALHANDO E TOMANDO BOMBA, FAZ QUESTÃO DE CONTAR NO TWITER ESSAS COISINHAS DE BOFE, SEM FALAR QUE NAS FERIAS ELE FAZ UM MONTE DE PLASTICA NA CARA, QUE ACABA FICANDO CADA VEZ PIOR, NÃO DEVE TER ASSESSORIA COMPETENTE PARA DIZER A ELE QUE TA FICANDO CADA VEZ MAIS RETORCIDO ,MAGRO E FEIO,CONHEÇO FÃS QUE DIZEM QUE ELE ERA MUITO MAIS AJEITADO NO COMEÇO AGORA TA DANDO DÓ...ACORDA EDUARDO COSTA,NÃO TEM ESPELHO NA SUA CASA NÃO????

  3. Marcelão

    12/12/2010 12:58:11

    Tem razão moço, o Juliano é espetacular. Parafraseando o Ademyr Rico ali em baixo, é uma das vozes mais bonitas do Brasil.

  4. Marcelão

    12/12/2010 12:55:31

    Dilminha do céu, agora vc destruiu o cara. Tava na hora...parabens

  5. Paulo Henrique

    11/12/2010 19:37:07

    Pô ninguem Cita o Juliano Cezar nestas materias sobre cantor solo so fala no eduardo costa e no luan santana ....Juliano cezar ja teve programa na Tv. sempre lota as casas por onde passa eu trabalhei com organização de eventos sertanejos no interior de sao paulo, minas gerais e parana e sei como o nome do JULIANO CEZAR e forte .....????abraçoss

  6. Dilminha

    11/12/2010 14:43:21

    Enquanto se entromete na vida alheia, se trabalhasse seria menos amargo e quem sabe ganharia um dindin prá comprar um leptop, assim não precisaria usar esses seus dinossauros em forma de computador "pobredemaisdacontaeduroretardadodesocupadokkkkk"

  7. Ademyr Rico / Mauro

    11/12/2010 11:02:42

    Caro Mauro, vc não conseguiu acessar minha página devido estar errado o link. Tem a letra “d” entre o novostalentos, por isso não entrou.Acesse então agora :www.ademyrrico.novostalentos.netVeja e ouça lá um pouco do meu trabalho. Aprecie com atenção, se póssivel ao tocar as canções, use fone de ouvidos…AbraçoObs. Mauro, na realidade a hora de digitar, foi colocado a vírgula no lugar do ponto e qdo é assim, não se destaca o Link. Obrigado meu amigo abaixo que me alertou para o problema.

  8. Douglas Henrique

    11/12/2010 03:20:41

    ADAIR QUEM??? Ahh, ja sei, deve ser mais um daqueles que se acha sertanejo nao eh??

  9. Sertanejo Sério

    11/12/2010 00:33:40

    ki baderna hein kkkkk, foi tentar fazer o comercialzinhu baratu de sempre e esqueceu ki em um link não existe virgula kkkkk, issu é Brasil kkkkkkk, motivo de chacóta pros outros. aprenda com um artista desse porte aki óh, ai depois tu faz o que acaha ki faz bem, aliás, use fone de ouvido kkkkkk ( http://www.mazinhoquevedo.com.br )

  10. Ademyr Rico / Mauro

    10/12/2010 21:59:35

    Caro Mauro, vc não conseguiu acessar minha página devido estar errado o link. Tem a letra "d" entre o novostalentos, por isso não entrou.Acesse então agora :www,ademyrrico.novostalentos.netVeja e ouça lá um pouco do meu trabalho. Aprecie com atenção, se póssivel ao tocar as canções, use fone de ouvidos...Abraço :

  11. Lucas

    10/12/2010 14:24:31

    O que o Ademyr falou ta certo, so tenho o receio de que a tradição se perca demais. Querendo ou nao, as duplas dos anos 90 ja esconderam bastante a segunda voz.Se o Piunti, o Ademyr ou qualquer outro puder explicar, eu queria saber existe alguma explicação específica para o termo dueto, ou se eh simpesmente o casamento da primeira com a segunda voz.

  12. Mauro Lopes

    10/12/2010 12:34:12

    Caro Ademyr Rico, não estou conseguindo acessar sua página, teria algum problema?

  13. Sertanejo Sério

    10/12/2010 11:52:29

    gente, quem kisér realmente se safar de algo... por favor não acessem links postados nesse post aki, gente ki só faz se valer de um comentário pra colocar links aki pra ki vcs conheçam pessoas ANÔNIMAS e DESCONHECIDAS. Assim, vc ficaram livre de ouvir frase do tipo "camisa cheia de sal" KKKKKKK, por favor, kem tem amor aos seus ouvidos não cliquem nesses links... issu nada mais é ki um jaba BARATO, ki se faz valer da boa vontade do dono do blog em não apagar links. Chega néh, comercial barato aki já é demais, haja vista o tanto de asneiras e bobeiras ki esse ser ai escreve. Lobby e Jaba jamaisssss

  14. Ademyr Rico ( Cantor e Compositor )

    10/12/2010 10:29:43

    A matéria do Piunti vem de encontro aos comentários que muita gente de bem faz aqui diariamente. Não é que acabarão as duplas sertanejs, isso jamais. Mas o que sentimos, somente ficarão de pé aquelas que prestam. Como temos ouvido lixos ultimamente, seria bom mesmo a extinção, mas somente dessas porcarias que aí estão rotuladas de Universitários. Se bem que o tempo vai se encarregar disso. Virá se DEUS quiser uma safra de gente inteligente que não mais ouvirá essa cáca. Por consequencia estará extinta, com seus artistas.Desses que aí estão, quase ninguem teria gabarito para se apresentar solo. Balbuciam em meio a parafernália de instrumentos, e da vóz do comparsa, qdo necessita fazer um violão e voz, é um fracasso; O Bruno seria um maravilhoso cantor de boleros com sucesso inclusive na américa latina. Os outros BONS jamais se separariam, como Xororó, Zezé e Zé Rico. Agora essa droga que aí está, a tendencia e torcida é cada um ir para um lado e ninguem cantar mais para o bem e saúde da canção brasileira. Foi só eles aparecerem, com suas vozes desafinadas e canções de quinta categoria, que não prestam, ja estão falando em acabar com as duplas. Graças a DEUS! A justiça divina não falha...O Juliano Cezar tem uma das vozes mais bonitas do cenário musical. Sérgio Reis um espetáculo, fora os outros que ficaram VIUVOS como Leonardo e Daniel, que encantam o Brasil.Caso vcs queiram ouvir algo maravilhoso e talentoso, acessem www.ademyrrico.novosdtalentos.net e ouvirão a competencia a ser valorizada ja...ja!!!

  15. Lucas Oliveira

    10/12/2010 09:19:39

    Sertanejo PRECISA de segunda voz. Quem conhece sabe o quão complexo é se fazer uma segunda voz de qualidade e isso tem que ser muito reconhecido, e não considerado como "um borra botas do lado do cara que faz mais sucesso"...

  16. Raçudo

    09/12/2010 23:40:50

    Saudades de Luiz Cláudio e Giuliano e Edson e Hudson

  17. Alisson Santana

    09/12/2010 22:37:00

    Isso nao pod acontecer cara, os segunda voz são muito pouco reconhecidos meu...mas pouca gente sabe o quanto é difícil fazer uma segunda voz bem feita...tem que ter musicalidade na veia vei...isso nao pode acontecer !

  18. JANDIR

    09/12/2010 20:23:40

    Coitado do Marrone...tem uma lista de duplas que poderiam acabar mesmo...oxe

  19. Sertanejo Sério

    09/12/2010 19:48:59

    eu já tenhu a resposta pra sua pergunta kkkkk. será a dupla demyr rico e esclerose kkkkk

  20. Eduardo Fontes

    09/12/2010 18:36:51

    Dois comentarios que podem ser feitos sobre o assunto são totalmente equivocados. Dizer que o surgimento de cantores solos como o Eduardo Costa, Gusttavo Lima e Luan Santana são prejudiciais à música sertaneja é um equivoco. E dizer que as duplas acabariam atraves desse novo movimento também é muito errado. Os cantores solos vieram diversificar os meios de divulgação da nossa música, atingindo assim a uma ampla gama de adoradores da boa música... universitários ou não. As duplas sertanejas são eternas e sempre terão lugares cativos no coração do público e nas lojas de cd's. Uma prova disso é a afirmação de duplas como Jorge & Mateus, Cézar Menotti & Fabiano, João Bosco & Vinicius, Maria Cecília & Rodolfo e Victor & Léo, dentre outras duplas que têm suas músicas tocadas todos os dias nas rádios.

  21. Wanessa Silva

    09/12/2010 17:46:27

    Isso não pode acontecer!Isso acabaria com a música sertaneja!Eu acho muito bonito a música sendo interpretada por duas ou mais vozes. Isso claro, quando os intérpretes têm talento.Mas infelizmente o que estamos vendo, é o fim das melhores duplas sertanejas do Brasil, seja por qual motivo for...Leandro e Leonardo, João Paulo e Daniel, João Mineiro e Marciano, Edson e Hudson, Rick e Renner... qual será a próxima?

  22. Caroline Gresik

    09/12/2010 17:33:26

    Sabe que tomei um susto com a chamada, né? Pensei logo que o assunto era outro... mas a função da chamada é justamente esse, então, bom.... uffa! Riisss... Acho que as duplas não acabariam.... assim como tem gente que critica o universitário como não sendo sertanejo, terá gente pra dizer que sertanejo de um só, não é dupla... sacou? KKkkk.... adoro essas minhas piadinhas! Mas é isso, terá dupla e solo, uns dizendo que são a tradição e outros dizendo que são os secundaristas, já que universitários já são outros!!! KK.kkkk.... tô cheia de graça hoje! Aff!

  23. Márcia Rocha - Recife

    09/12/2010 17:26:26

    Se as duplas acabassem... acabaria a essencia do estilo sertanejo, a harmonia de duas vozes fazem a diferença no produto final, rezo pra que isso não aconteça, amo duas vozes que quando se juntam fazem renascer a beleza do prazer da boa música, Zezé Di Camargo & Luciano pra mim, eles eternizaram a Música Sertaneja no Brasil!

  24. William Benassi

    09/12/2010 17:20:30

    Boa tarde gente. Eu ainda acho que Edson & Hudson vão voltar.Abraço!

  25. Renato Murakawa

    09/12/2010 17:18:19

    HAhaha...80% dos segundeiros iriam passar fome, ou ter q tocar em bandas... dar aula d violao kk

  26. Marlon CG

    09/12/2010 17:11:23

    Triste realidade pra nossa querida música sertaneja.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso