Blog Universo Sertanejo

Entre a crítica e a implicância

André Piunti

Li, ontem, a coluna de estreia do Zuza Homem de Mello, um dos críticos musicais mais conhecidos e respeitados do país, no Correio Popular, jornal aqui de Campinas.

Zuza, diferentemente de vários críticos renomados, reconhece toda a rica história da música caipira.

O problema é quando ele fala da música sertaneja das últimas décadas. É dele, por exemplo, a seguinte frase: ''Um compasso do João Gilberto vale muito mais do que toda a obra do Zezé di Camargo''.

Essa coluna de estreia que acabei de citar, fala sobre Juraildes da Cruz, vencedor do Prêmio da Música Brasileira como melhor cantor de 2009.

Em uma parte do texto, ao falar do estado de Goiás, ele divide a música local em duas. Uma do norte, outra do sul. Segue abaixo o trecho que nos interessa.

''O do Sul sofre influência da modinha e da música mineira tendendo para o conceito generalizado de música sertaneja. Seria de se esperar que a obra das duplas goianas seguissem essa tendência, mas não foi exatamente o que aconteceu com algumas delas, como Leandro e Leonardo (depois reduzida a este último) e Zezé di Camargo e Luciano, sempre bem-vindos nas festinhas pretensiosamente autências do poder da Capital Federal. Seu foco obstinado é banalizar a relação entre homem e mulher, justamente o que é mais solicitado pelo mercado de consumo mais débil, o que lhes vale tamanha exposição na mídia''.

Não gostar do estilo musical, e até considera-lo a pior coisa do mundo, é uma questão de direito, cada um acha o que quiser.

Dizer que o ''foco obstinado é banalizar a relação entre homem e mulher, justamente o que é mais solicitado pelo mercado de consumo mais débil'', já soa o desrespeito, apesar de haver muita gente que compartilha da ideia.

Implicância, só.

  1. FuntydithBund

    05/09/2011 11:14:11

    Chollusly jufufduy emaivaSillilT

  2. Daisy

    25/05/2011 17:17:01

    Sertanejo de raiz mesmo é uma coisa, tipo Zeze de Camargo, Chitãozinho e Xororó, Sergio Reis e por ai vai... Merecem respeito.... Mas esse povinho (desculpa gente... rs) da "submúsica", os tais sertanejos universitários, não merecem respeito algum na MINHA OPINIÃO... Não possuem um pingo de criatividade e todas as duplas são plágios uma das outras... O lema das letras sempre é "sou fodão e pego todas", "estou mil vezes melhor do que com a vaca da minha ex namorada", "sou peão mas sou playboy, não tiro leite de vaca e nem toco bicho no mato e "bebo, bebo, bebo, beeeeeeeeebo mesmo..." rsrsrsFalta letra que preste gente, a verdade é essa... Fazer música tem um outro sentido totalmente diferente do que esse povo pensa... Mas a verdade é que o povo brasileiro esta cada vez menos seletivo, depois da onda dos funks a coisa só tem a piorar, tudo que é fácil o povo aceita fácil, colocar um ritmo pop dentro do sertanejo e conseguir atingir um povão de 12 à 25/30 anos não seria surpresa alguma...

  3. ale

    29/04/2011 21:33:47

    se ele começou o jaba nas rádios todas essas merdas que vc escuta devem muito a ele. o dono do blog não manja porra nenhuma de crítica, já que qualquer crítica negativa ele vai nomear como implicância. a frase destacada sobre a temática das músicas é exatamente isso: uma crítica, uma análise de um observador que vê um pouco mais do que as letras (no caso péssimas) sugerem.

  4. ale

    29/04/2011 21:24:07

    Aragão, vc é analfabeto, pra vc qualquer merda tá bom

  5. Carlos henrique

    29/04/2011 15:42:20

    Essa merda tá gerando só "ENCOMODADOS" ...PQP....Essas bostas fodem com o povo

  6. ARAGÃO

    28/04/2011 17:18:49

    Zuza homem já diz tudo, ciúme, inveja e pouco dinheiro, o sertanejo na verdade está encomodando muita gentinha, o de vocês é passado, não adiante esperniar, o sertanejo é do momento e nenhum boca aberta com suas criticazinha vai barrar, é sucesso pra muita década. O povo manda, a menoria tem é que ficar calada.

  7. jhonatan lopes teixeira

    07/12/2010 23:43:42

    Ele é mais feio q zezé e luciano, tem menos dinheiro, menos moral, menos prestígio e menos fãs......... nunca ganhou um gramy latino e nem vendeu milhões de cds e muito menos tem uma legião de fãs q são loucos por ele... nunca fez um filme q foi um grande sucesso e naum sabe o q é amor....entaum caros amigos tudo isso naum passa de inveja, despeito e sei lá mais o que...aqui pra nós gosto de todos sertanejos mais não podemos negar q zeze di camargo e luciano é fodaw.. só olhar o curriculo e tirar as proprias conclusões... agora vem um cara q nem sei quem é e fica falando mal e falando aberrações.... é inveja e pronto..rs..

  8. Roberto

    03/12/2010 15:04:32

    Qual é o problema dele expressar uma opinião? Ainda mais se este é o seu trabalho? Como ele, tá cheio de gente pensando igual. Quer vcs gostem ou não ele é um dos formadores de opinião (junto com outros como Tarik de Souza, Cravo Albim, Sergio Cabral,Arthur Dapieve,Luiz Nassif, Nelson Motta etc). E João Gilberto é uma lenda viva da música não só no Brasil, mas é uma referência mundial.

  9. André

    01/12/2010 00:45:35

    É como diz o Zezé Di Camargo: "deixa o povo fala, o povo fala e nóis ...."...tá cantando...rsrs!!!Caaaaaaaaaaaaanta.......Zezé............!!!

  10. ANGELA

    30/11/2010 13:34:43

    DE VERDADE EU NÃO GOSTO DE GIBERTO GIL,JOÃO GILBERTO,MARIA BETHANIA, MAS CAETANO E TOM JOBIM, MUSICAS LINDÍSSIMAS, VERDADEIRAS POESIAS, PEGUE POR EXEMPLO SAMPA, É UMA MÚSICA MARAVILHOSA, NÃO SEI QUEM É ESSE ZUZA, NEM ME IMPORTA, MAS ALGUMAS MÚSICAS DESSES DOIS GENIOS NÃO DÁ PRA COMPARAR COM NINGUÉM NA MUSICA SERTANEJA, A NÃO SER RENATO TEIXEIRA. É A MINHA HUMILDE OPNIÃO.

  11. jean

    30/11/2010 03:03:25

    Zuza para começar nao tem moral,ja que ele deu inicio ao famoso jaba nas radios....colocou muita porcaria no ar a troco de grana viva...Sendo assim meu recado esta dado a quem se diz entendido de musica..

  12. Tatiana Maciel

    29/11/2010 23:09:55

    Quem se sentiu ofendida com essa crítica fui eu e acredito que todos nós, que Amamos. Como pode uma pessoa banalizar assim o AMOR do que esse Zuza? É critico de música? Tem certeza? Pq um crítico mesmo não tem que expor do que gosta ou do que não gosta. Estilos são estilos. Cada um tem o seu. Agora pela ética, ele devia era ter ficado calado por ser quem é(se é que é). Não se compara duas vertentes de músicas totalmente diferentes. O cara é tão sem coração que diz que a dupla Leandro e Leonardo, essa dupla foi reduzido ao último?? Hum? Que isso!!! Difícil até de comentar. Nada contra João Gilberto, um excelente músico, agora falar mal do Zezé e do Luciano como ele falou? Ou é inveja ou nunca amou mesmo na vida. Zezé e Luciano serão eternos pq falam de AMOR. Falam de simplicidade, de carinho, de amizade. Pede demissão cara, pq depois dessa, seu conceito como crítico, CAIU.

  13. Otávio

    29/11/2010 19:08:07

    Na boa, acho Gil, Caetano, Bethânia, João Gilberto, Tom Jobim, músicas chatas demais. Nem por isso desmereço quem gosta. Cada um tem a sua opinião, e como ele é jornalista, é parte do trabalho dele, externar a sua. Porém, é possível fazer isso sem ofender as pessoas. Chamar alguém de débil, somente por gostar da música sertaneja, é de uma idiotice ímpar.Diz que a música é ruim, mas não queira xingar o público dessa música. Eu mesmo, não gosto muito de Zezé e Luciano, mas reconheço o valor como artista dos dois. E não os comparo a nenhum outro artista, muito menos de um estilo tão diferente, como Zezé e João Gilberto.Querer fazer essa comparação, mostra o quão despreparado para falar de música esse Zuza é. Pode ser um profundo conhecedor de música, estudar, ter fama no meio jornalístico. Mas para FALAR de música, acho despreparado. Pois falha num conceito básico: Não se compara duas coisas totalmente diferentes.

  14. Hermes

    29/11/2010 19:02:23

    "" Um dia me vieram a cabeça algumas palavras. Eu as coloquei num papel e vi que aquelas palavras eram uma poesia. Uma poesia que falava exatamente como eu sou, exatamente como eu penso, exatamente como eu quero que você me conheça.Quando eu nasci, Deus me deu uma sublime missãoFalar o que o povo sente, das coisas do coraçãoMe fez amigo das rimas, das noites, das madrugadasMe deu o dom de escrever e essa voz abençoadaEle me deu o amor das pessoas e desse amor sou submissoPorque o homem é feito de sonhos, ideais e compromissosSou poeta das coisas simples, pois a vida me ensinouEu já falei de terra, mato, de bem-te-vi, de beija-florJá conheci muitas histórias, cotidiano banalSou matuto, sou nato, rio em curso naturalTem gente que não gosta, fala mal do que nem viuMas, quem critica o que canto, hã, não conhece o Brasil ""Será mesmo que isso não vale um compasso do João Gilberto...!?!?!O ZUZA, NA BOA, VAI SE APAIXONAR CARA...!!!VAI GOSTAR DE ALGUEM, SUBSTITUI A INVEJA QUE VOCÊ DEVE TER PRA ENCHER UM CAMINHÃO DENTRO DE TI, DEPOIS VOCÊ VOLTA E CONTA PRA GENTE COMO É TER AMOR NO CORAÇÃO...!!!

  15. divino bethânia jr

    29/11/2010 17:22:57

    tolerancia é um ato de respeito ao intimo de cada um... o rapaz " aí ", que critica a musica sertaneja, está buscando um espaço atraves de uma epeculação. critica pois se identifica tando com a dor de um amor traido. ra não assumir que é vitima de uma traição amorosa fica desfazendo desse genero que é puro socesso e poesia... quero diser a ele: pode vir nos, nós aceitamos! não tenha medo, vc será bem vindo. venha com sua dor, seu sofrimento, seu chifre. não iremos zuar de vc, nem contar piadas.. serás respeitado e acolhido. "chore nesse hombro amigo! chore o quanto quiser!"com A CARTA, na PRIMEIRA LETRA um AMIGO vem na MEMORIAse SEU AMOR AINDA É TUDO, NADA MAIS, são DOIS CORAÇÕES E UMA HISTÓRIA."

  16. rodrigo

    29/11/2010 15:00:02

    Esse zuza parou no tempo,não é porque ele gosta de um estilo musical e que já não faz sucesso como em "mil novecentos e antigamente" que ele tem o direito de ofender não só os artistas mas também a todos aqueles que apreciam a música sertaneja seja ela de raiz ou não.Agora quem ouve mpb é intelectual e quem ouve sertanejo é débil.Débil é esse velho que já está caducando e não sabe o que diz.É muito fácil ser crítico,você espera alguém realizar o trabalho dele,e você nem sabe o que o cara passou pra conseguir lançar o seu trabalho e ainda fazendo sucesso,pra vir um crítico que se diz "o entendido" falar que o seu trabalho é uma porcaria.Piunti fala pra esse velho ir em barretos e dizer que todo mundo é débil porque não ouve João Gilberto.

  17. Danny

    29/11/2010 13:43:54

    Já sei qual o motivo para estes supostos "críticos" implicarem tanto com a música sertaneja em geral:é porque este é o estilo que mais fatura no momento.O que eles não percebem:criticar é muito fácil;fazer melhor ou igual é bem mais difícil...

  18. André Piunti

    29/11/2010 13:04:26

    Ele já falou de música caipira na obra dele, mas acho que rola uma má vontade com o que veio depois da música "pura". Se você for ver, o Tião Carreiro não tem a ver com a música de 1920/30, falando de campo ou das tristezas da época e etc, ele tem várias canções de teor romântico, por exemplo. Por essa linha de raciocínio, Tião Carreiro não seria mais do que um simples compositor. É falta de ouvir.

  19. Evandro Cravo

    29/11/2010 13:01:56

    Nós que gostamos da música sertaneja, não devemos nos preocupar com opiniões desses caras, ele é apenas mais um exemplo de babaca que fala que a galera da MPB que é bom só pra se dizer intelectual.E é importante levar em consideração que muitas matérias de jornais são pagas, será que não é o caso desse Sr ????

  20. Cida Mattos

    29/11/2010 12:32:20

    falar mal da musica sertaneja hoje em dia é falar mau da cultura do país. esse cara precisa se atualizar e ele pode aaté ser. mas assim como as coisas passam a opinião dele tambem tá passada então no tempo dele ele era o bam bam bam agora sai pra lá. cai fora.

  21. Djeyson

    29/11/2010 12:26:17

    Eu li a biografia desse senhor e, diferenças a parte, ele tem um currículum respeitável. Porém não vi nenhuma ligação dele com a música sertaneja caipira, a não ser uma rápida passagem com Inezita Barroso e só. Na minha opinião, ele faz esse tipo de crítica a nossa música nos dias em que está de mal humor e tem que descontar em alguém, daí da-lhe chibatada na MS. Esse Sr. passa o dia ouvindo só a turma Elis e João G. e Cia., então que moral ele tem pra vir criticar uma música que ele não ouve, talvez de vez em quando uma ou outra nas rádios. Quem pode falar se está bom ou se está ruim somos nós que consumimos. E o estilo sertanejo é o que se dá melhor quando faz músicas com temas variados inclusive sociais: Meu País, A Vaca ja Foi Pro Brejo, Bandido com Razão, Garoto de Rua, Os Meninos do Brasil, Planeta Azul, O Dia do Bem, Direito de Viver e homenagens: Filha, Te Amo Pai, Mano, Tributo a um Amigo, Quem é Ele, Mãe e por aí vai. Se puder André pega nossas críticas e manda pra ele rsrsrs!!!

  22. Djeyson

    29/11/2010 12:15:02

    Olha gente fiquei curioso em saber quem é a pessoa, e diferenças a parte ele tem um currículo respeitável e sempre foi ligado a música, porém não vi nenhuma ligação com a musica sertaneja caipira, a não ser uma rápida passagem com Inezita Barroso e só. O que acontece é que eu acho que esse senhor acordou de mal humor, e resolveu descontar na nossa música (como na outra crítica ao Zezé). Eu vi na biografia dele que ele é da MPB, Bossa Nova, Jazz entre outras porcarias desse tipo, então porque diabos vem falar de música sertaneja, se está bom ou se está ruim quem tem que saber é quem consome, não alguem que passa o dia ouvindo Elis e João Gilberto e daí vem querer dar uma de quem conhece o assunto.Música sertaneja é a única que consegue abranger todos os temas e não só romances que não deram certo, fala de festa, de dança, de temas diferentes como Planeta Azul, Os Meninos do Brasil, Garoto de Rua, Bandido com Razão, Meu País, O Dia do Bem, Quem é Ele? o pagodão A Vaca ja Foi Pro Brejo, Homem do meu Tempo, e por aí vai. O André se puder pega o e-mail desse cara e manda pra ele as nossas críticas rsrsrs, abraço!!!

  23. geovane lelis veloso

    29/11/2010 12:04:00

    como pode um critico,expressar a opnião pessoal e desdenhar da opnião da grande maioria, sou de barretos e duvido que alguem aqui sabe algum trecho ou musica do joão gilberto, não desmerecendo o mesmo, mas um trecho de "é o amor" seria muito mas entoado que toda a musica que tenta nos empurrar goela abaixo por dizerem ser de bom gosto, bom é aquilo que a maioria gosta , a maioria gosta é do sertanejo mesmo.

  24. Carol Palhuca

    29/11/2010 11:54:56

    Ah.. vai mudar muito a minha vida saber a opinião desse Sr!Os gostos são pessoais e o povo se dói com pouco.Amo Zezé di Camargo e Luciano desde pequena, e não é a opinião de um crítico musical que vai mudar isso. Observando a biografia dele, dá pra perceber que ele não tem "ouvido musical" para a musica sertaneja. O comentário foi bem infeliz e desrespeitoso.

  25. WELTON POLICARPO

    29/11/2010 10:58:44

    Olá !Cara esse ZUZA deve ser um cara muito bom mesmo para escrever num jornal de campinas(com todo respeito que o pvo campineiro merece)pois é um povo que é assumidamente caipra.o que eu acho é que não devemos nem dar importancia para esse sr° lias devemos dar para ele a mesma importancia que ele da pra musica sertaneja.Eu sinto nele um "pouquinho de inveja''das nossas duplas por fazerem tanto sucesso com o povo brasileiro que talves o artista que ele goste nao o faça.mas é isso aí ele e apenas um contra milhoes que ama a nossa boa musica sertaneja.

  26. Magali Campos

    29/11/2010 10:53:24

    Assim como Zuza, temos muitos outros que "detonam"ou ignoram a música sertaneja, como se não fizesse parte da cultura popular brasileira.Para muitos a música que faz parte da nossa cultura, é Gil, Caetano e Betania.Se esquecem que a música sertaneja é a que leva grandes massas aos shows.Gostos a parte, dizer que um compasso de Jão Gilberto vale mais que toda a obra de Zezé di Camargo, é realmente não entender nadinha de música.

  27. Ademyr Rico ( Cantor e Compositor )

    29/11/2010 09:37:36

    A princípio temos que definir o que é uma coisa e o que é outra coisa. O Zuza pode ser crítico e conhecido, mas não goza do prestígio para ser tão respeitado como critico de m´susia, principalmente a caipira. É um jornalista meia boca que se intitula conhecedor, ele finge que sabe e o povo finge que acredita. Todos os jornaliastas, sem exceção, se auto denominam como sendo conhecedores em sua especialidade porem, acompanhando seus textos verificamos que escrevem porquê tem autonomia e contratos, por isso a liberdade de expressão. Ja que o HOMEM é crítico de arte, que faça uma matéria sobre a canção caipira na íntegra para apreciação de seus leitores. Aí vamos avaliar se ele sabe mesmo a respeito do assunto.Se somar todo público que ja viu show do João Gilberto, em seus quase 60 anos de carreira, não dá metade do público que o Zezé de Camargo leva atualmente em um só de seus espetáculos. Se pular o Rio São Francisco, ninguem mais sabe que é João Gilberto, alem de malcriado que é. Peça a ele pra fazer CARUZO.Agora, Juraildes da Cruz eleito o vencedor do prêmio da música brasileira, como melhor cantor de 2.009, é um tapa na cara da sociedade ( Datena ) musical desse país. Só comprando mesmo. O Juraildes está para música brasileira como Afonso Gutierres Chaves está para canção Boliviana. Vc ja ouviu falar no Afonso? Pois é... qta balela.

  28. Fábio Roque

    29/11/2010 06:37:17

    Sem Comentários!!!

  29. Gustavo Marques

    29/11/2010 01:31:50

    É bom que deixe estar...a folha que o vento sopraVai cair em outro lugarO canto que vem de longe conta histórias do sertaoHistorias de um pais inteiro,escritas com coraçao.

  30. André Piunti

    29/11/2010 01:28:35

    Acho que não tem online ainda. Assim que sair (se sair), eu linko aqui.

  31. gabriel bartolo

    29/11/2010 01:26:30

    o sucesso encomoda ou incomoda hmaumhuoo piunti n sei se vc ja fez,se n fez poderia fazer um post sobre Léo Canhoto e Robertinho e as músicas de bang bang..delegado lobo negro,kid bocadura,homem mau,etc etc muito loco.e o dvd deles q tem uma participação só do MARRONE na musica fofinha auhahm os caras são foda

  32. Fabiana

    29/11/2010 01:21:52

    Que RIDICULO q ele é , quem critica é pq gosta escondido e ta morrendo de inveja da nossa linda e perfeita música Sertaneja. ah e por falar do João Gilberto ele é vivo ainda , num sei só q a música sertaneja é e cada dia mais.

  33. RAND

    29/11/2010 01:20:17

    Mas aqui Piunti, rola de disponibilizar o link que traz o texto em sua íntegra? Obrigado.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso