Blog Universo Sertanejo

Os sertanejos e a política

André Piunti

Com a proibição dos ''showmícios'', em 2006, os sertanejos acabaram se afastando consideravelmente da política.

As relações que sobraram foram por conta própria, por algum ideal ou interesse em alguma proposta específica.

Entretanto, a relação sertanejos/política tem mais resultados negativos do que positivos.

Os casos mais conhecidos são de Chitãozinho & Xororó e Zezé di Camargo & Luciano.

Os primeiros, no auge, viraram dupla símbolo da campanha de Collor, o que obviamente pesou de forma negativa para os cantores. Apesar de cada vez com menor frequencia, a história continua sendo lembrada, e chegou a ser assunto em uma entrevista recente no programa ''De Frente com Gabi''.

Segundo os cantores, eles nunca declararam apoio ao candidato, apenas cantaram em uma festa na Casa da Dinda, que acabou sendo televisionada e ligou o nome da dupla ao do candidato.

Em 2002, a dupla também virou assunto por ligar sua imagem a um candidato: nesse caso, os irmãos apareciam na propaganda política de José Serra, que trazia vários outros artistas, como o KLB e o Gugu.

Na semana passada, a dupla, uma das que mais zelou por sua imagem ao longo dos anos, voltou a ser notícia envolvendo política, por ter assinado uma lista de apoio novamente a Serra. Quem também esteve nessa lista foi a dupla Rick e Renner.

Chitão e Xororó também já apoiaram FHC, em eleições para presidente, e Antônio Ermírio de Moraes, para governador.

O caso de Zezé di Camargo e Luciano, por ser mais recente, ainda rende uma ou outra notícia nos jornais. Em 2002, a música ''Meu País'' foi tema de campanha de Lula, que contou com a dupla em seus comícios.

Após algumas declarações de desgosto em relação ao governo, a relação da dupla com o presidente pareceu desgastada, principalmente após Lula declarar que assistiu ''Dois Filhos de Francisco'' em uma cópia pirata.

Em 2007, a dupla participou de um ato contra a CPFM, em São Paulo, que segundo Luciano, poderia se tornar um ato contra Lula. Zezé, por sua vez, foi um dos participantes do movimento ''Cansei'', que tinha o intuito de atingir o governo, e que foi ridicularizado por Luciano, que apelidou o evento de ''Caguei''.

Hoje, Zezé e Lula são amigos. Luciano, que se interessa e gosta de falar de política em suas entrevistas, segue com sua postura mais crítica.

Nesse segundo turno, em Goiás, a dupla gravou um vídeo apoiando Marconi Perillo ao governo do estado, que acabou se elegendo ontem. Dois anos atrás, Zezé declarou apoio a Iris Rezende na eleição para prefeito de Goiânia. Rezende foi o candidato derrotando por Perillo ontem.

Em relação aos artistas da nova geração, poucos se envolveram esse ano, justamente pela ausência dos ''showmícios''.

Fica o registro de César Menotti e Fabiano, que gravaram propaganda política a favor de Anastasia, governador eleito em Minas Gerais ainda no primeiro turno.

Sem contar nos apoios de sempre de artistas a vereadores e deputados, muitas vezes só por amizade.

Em todos os casos, a relação de sertanejos com política parece criar uma exposição desnecessária. Quem acompanha de fora, fã ou não, tende a desaprovar essas uniões.

  1. Alexir

    07/05/2013 04:04:27

    Foarte interesanta concluzia la care ai incercat sa ajungi, asta daca am inteles eu bine, si cred ca am inteles...

  2. Unika

    17/04/2013 10:17:59

    O adevarata personalitate romaneasca! Atitudinea potrivita si bun gust!

  3. jean

    03/11/2010 23:38:54

    Mas quem disse que dupla sertaneja influi em resultado de pesquisa?/Ainda mais se tratando de Zezé de Camargo e Luciano....So rindo....o pessoal acha que o povo é burro...

  4. Boré

    02/11/2010 15:15:18

    Tinha parado mais voltou!!E se for pra fazer esse tipo de comentario sera bem aceito sempre!!Ele realmente é um grande artista e eu ja tinha dito isso aki no Blog!Alguns comentarios antigos dele é que iam contra sua própria sabedoria.

  5. MARIANA

    02/11/2010 13:41:58

    OLHA ADEMYR, TENHO QUE DAR O BRAÇO A TORCER VOCÊ REALMENTE FALOU TUDO SOBRE O ASSUNTO POLÍTICA, INFELIZMENTE O POVO BRASILEIRO NÃO SE ESFORÇA NEM UM POUCO PRA VER O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM NOSSO PAÍS, MUITA GENTE ACHA QUE O LULA FOI UM ÓTIMO PRESIDENTE, MAS SE OUVIR ECONOMISTAS QUE SABEM REALMENTE O QUE ACONTECE, VERÁ QUE ÊLE FOI BENEFICIADO POR ACONTECIMENTOS EXTERNOS, PROBLEMAS NA EUROPA E ESTADOS UNIDOS , TANTO QUE OS PAISES QUE MAIS CRESCERAM FORAM O BRASIL, A INDIA E A CHINA.

  6. Rafael

    02/11/2010 07:42:06

    Parabens ao Ademyr Rico pelo seu comentário, sensato e equilibrado, focando na íntegra o assunto. Espero ve-lo por aqui sempre dando suas opiniões. Fique com Deus!!!

  7. Sertanejo Sério

    01/11/2010 20:17:18

    Éh... e ainda tentam me dizer que eu que não falo a respeito do assunto postado, rsrsrsrsss, pobre alma a sua rsrsss.... éh isso ae chico!!!!.Ow e sinceramente esse rafaelzinhu ai é muito ruim pra falar dele próprio em terceira pessoa. Vai estudar mermão... e só pra constar, o demyrzinho nunca precisou de gente pra defendê-lo rsrss, assim como tu o faz. Será que temos um caso de amor surgindo por ae rsrsrsss.Quem viver, verá

  8. chico

    01/11/2010 18:41:28

    mi responde aqui :quem é a bixa ativa e quem é a bixa passiva??? tenho certeza que os dois escorregam na cenoura....esse ademyr deve ficar uma gracinha de sainha véio desse jeito,e esse dedao puxa saco deve ta namorando o ademyr pobre,ele gosta de dedao andre,da pra vc ver no apelido dele...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkpor q nao vao vcs dois pentear macaco hein???

  9. Rafael ( Dedão " urologista" )

    01/11/2010 15:27:28

    Esse Ademyr é esquisito mesmo. disee que não voltaria para comentar agora volta para irritar os outros. ademyr é bom você não vim mais por aqui, ninguem quer seu comentaria. Esses caras aqui incluve essa Chico tem inveja daquilo que voce escreve por aqui. Não ve voce que os caras são tontos e morrem de einveja de voce, eu gosto do seu comentario mas esse bobão do chio que não sabe escrever nada tem inveja.

  10. Ademyr Rico

    01/11/2010 15:17:05

    Sr. Chico, era pra vc não falar poxa vida. Voltei para discutir somente este assunto " POLÍTICA " . Mas olha, a pedido de sua progenitora, estou me ausentando de novo, tá Mané?

  11. chico

    01/11/2010 15:01:13

    gente esse xarope do ademyr pobre nao tinha parado de comentar????nao e possi vel que ele voltou!!!ooooooooo véi xarope esse viu!!!!TENHA PACIENCIA!!!!!!!

  12. Danny

    01/11/2010 13:15:23

    Acho que política e música são duas coisas que não devem se misturar.Prezo pela chamada "imparcialidade política",e ver as duplas sertanejas manifestando apoio a esse ou outro candidato às vezes parece um modo de "influenciar o eleitor"...É nessa hora que eu concordo com a dupla Victor e Leo quando eles dizem que preferem se manter "imparciais" e não apoiam nenhum candidato...Acho que isso,além de desgastar a imagem do artista e trazer publicidade negativa,acaba prejudicando a imparcialidade no país...

  13. Wanessa Silva

    01/11/2010 13:01:33

    Acho que cantores no caso, sertanejos, não devem se prestar a esse papel de ficar pedindo votos a políticos, porque todo mundo sabe, os políticos são bandidos, ladrões e corrúptos que não estão nem aí para o povo brasileiro. Eles só querem fazer seus negócios sujos para os seus próprios benefícios.E os cantores sertanejos se envolverem nisso é o mesmo que, compará-los aos políticos chamando-os de bandidos também, pois a política no Brasil é tão suja que todo mundo que se envolve nela é considerado corrúpto.Os cantores sertanejos devem pedir votos para algum candidato se eles, os cantores, fizerem parte do partido do candidato para o qual estão pedindo os votos, caso contrário, não.É claro que, quando cantores que têm muito prestígio influenciam no resultado da eleição, pois as pessoas votam porque aquele artista é quem está pedindo o voto.Agora, já que o TSE impediu a realização de showmícios, então devia proibir também os artistas de participarem das campanhas políticas para pedir votos para os candidatos, pois se é para proibir, então que proíba tudo.

  14. André Piunti

    01/11/2010 10:18:06

    Ficou aguardando aprovação aqui, por causa do tamanho. Já liberei.

  15. Ademyr Rico

    01/11/2010 10:09:31

    Piunti, cortou meu comentário???

  16. Ademyr Rico

    01/11/2010 10:07:06

    Piunti, desculpe-me, serei didático e não prolixo. Embora no mundo a política seja um embate popular que credencia seus postulantes a procederem de maineira que desagrada seus eleitores, no Brasil a coisa é um pouco pior. Agora saindo de mais este processo a nível do mar, podemos ver o quanto o ser humano que se envolve com ela é mutável e realizador de decepções. No Rio de Janeiro, numa dessas idas de Dilma para conquista dos Cariocas e Fluminenses, ela obteve o aval de alguns artistas, engrossando as fileiras do PT na busca de elegê-la, e conseguiram. Certamente, aqueles artistas estavam pouco se lixando para opinião de seu ELEITORADO. Na área sertaneja felizmente poucas manifestações foram externadas por nossos mais famosos artistas que mudariam naturalmente a opinião de muita gente, caso ficasse estampado literalmente na mídia seus apoios. Foi muito bom não se envolverem com esse caldo fedorento, haveriam respingos. Mais de cem milhões de pessoas acharam seu caminho para oferecer aplausos aos candidatos a presidente. Porem vejamos, no decorrer dos dias, dependendo do resultado que Dilma empreenderá ao seu mandato, encontraremos ou não seus eleitores. Se der certo votei em Dilma, se não der, votei em Serra. Os eleitos são frutos do meio. Sabemos decór e salteado que nenhum político está a disposição de servir o país de graça. Não há idealismo, são bandidos credenciados, mesmo. Agora, o eleitor depois reclama, mas quem vota em bandido é o que ? O político tem o povo que merece. E tenho dito.

  17. Hugo

    01/11/2010 09:18:14

    Outra dupla nova que participou da campanha do governador Anastasia foi Marco e Mario. Quem quiser ver - http://www.youtube.com/watch?v=bd71JvLDWCg - tá aos 17 segundos do vídeo.

  18. Diego Kraemer

    01/11/2010 06:00:50

    Concordo plenamente Piunti, acho que música e politica não se misturam pois a música tem sua essência e a politica exala um odor muito podre !!!eu comparo até com agua e óleo.perde o musico e perde os fãs... os politicos não tem nada a perder, pois a nossa politica ja perdeu todos os seus valores.abração.Diego Kraemer.

  19. Marta

    01/11/2010 05:48:41

    Legal o momento do texto. Não entendo essa insistência do Zezé em se meter em política. Acho que eles, que estão no meio, não percebem o que isso causa aqui fora. Pra qualquer dupla isso é furada. Os Menotti estão errados, assim como o Chitão e o Rick. Vote na pessoa, dê uma entrevista falando da sua preferência, mas não empreste seu maior patrimônio - o nome -, para um meio sujo e que tem tanta rejeição. Quem tem um nome a zelar e se mete em coisas assim, só sai perdendo.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso